Bom dia gallera do HB20 clube!
(Se quiserem pular o blablabla, vão direto para os ateriscos
)
Tenho sondado este fórum há um tempo já. Relizei o meu cadastro recentemente e estou fazendo a minha primeira "aparição" (mais tarde me apresento direitinho no "É novo aqui ? Apresente-se").
Estou criando este tópico pois li vários posts, tanto negativos quanto positivos, sobre o consumo do HB20 e gostaria de compartilhar com vocês algumas boas práticas que adoto para economizar combustível. O que escreverei é nada mais do que o resultado de experiência própria e dicas sugeridas por revistas especializadas.
Indo contra a maioria dos brasileiros, sou muito mais apaixonado por automobilismo do que por futebol. Desde 2000 assino a revista Quatro Rodas e esporadicamente compro a Car and Driver Brasil e Autoesporte (pra variar um pouco as opiniões hehehe). Tirei minha carteira "B" em 2007 e desde então desenvolvo um estilo de condução calmo e tranquilo, o que favorece para eu conseguir ótimas médias de consumo seja qual carro eu estiver dirigindo. Gosto de me gabar por fazer os caronas dormirem tranquilamente nas minhas viagens (isso quando o papo morre hehehe).
Dirijo, com muita satisfação, desde Junho de 2013, um HB20S 1.6 Confort Style mecânico.
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Basicamente, se você entrou nesse tópico, saiba que estou compartilhando melhores práticas de condução para economizar combustível, e a melhor delas é
dirigir mais devagar. Se você possui um estilo mais agressivo/esportivo e não está afim de alterá-lo, provavelmente não vai aproveitar muito esse tópico.
Minha primeira sugestão é a leitura do artigo que a revista Quatro Rodas publicou em Fevereiro deste ano (é bem pequeno, leitura de 5 minutos, vale muito a pena!):
http://quatrorodas.abril.com.br/reporta ... 4668.shtml (
Entenda como a velocidade afeta seu bolso. Reduzir o tempo de viagem em 33% pode significar um aumento de 103% do gasto com combustível)
Nele é possível comparar o quanto economizamos ao aliviarmos um pouco o pé em viagens. Eu pessoalmente fiquei muito impressionado com os resultados e recentemente coloquei as sugestões em prática em uma viagem de ida e volta a Marau, RS (moro em Porto Alegre), totalizando quase 530 KM. As conclusões compartilho mais adiante nesse tópico.
Outras sugestões que compartilho são:
Aumente sua distância de visão e preveja movimentos futuros: Olhe sempre para mais longe do que você está acostumado a olhar. Se você perceber um semáforo fechado mais lá na frente, porque acelerar o carro e deixar para frear em cima da hora? Além de consumir menos combustível, olhar mais à frente também ajuda na prevenção de acidentes. Em rodovias, sempre cuido não o carro da minha frente, mas 3 carros subsequentes para entender o comportamento da minha fila. Se você deixar para frear somente quando o cara da frente frear, talvez você não tenha tempo de parar e acabe se envolvendo em um acidente. Quando eu vejo um carro freando a 3 carros de distância, automaticamente tiro o pé do acelerador e deixo o carro reduzir por freio-motor. Em quase todas as ocasiões em que eu faço isso, não preciso nem acionar o pedal do freio (até nisso economizamos!);
Acelere de forma gradual: Porque fazer 0-60 KM/h em 3 segundos? A maior parte do combustível que gastamos se vai no momento de acelerar o carro, e não para manter ele numa determinada velocidade. Desde que você não atrapalhe o trânsito, tente aumentar o tempo que você gasta para chegar na velocidade de cruzeiro. Por outro lado, ninguém suporta ficar atrás de um cara que leva 1 minuto para chegar a 40 KM/h. Tudo é uma questão de equilíbrio. Em situações normais não uso mais do que 10% do curso do acelerador. Os outros 90% são reserva de potência.
Utilize freio-motor: Viu uma sinaleira fechando mais à frente? Engate uma 3ª e reduza suavemente. Raramente uso o pedal do freio até estar a uns 15 metros do ponto de parada. Ao usar essa técnica, a central eletrônica diz pra injeção parar de colocar combustível no motor. Em trechos de estrada com descidas, sempre fico jogando com as marchas. Se o declive é mais acentuado, coloco uma 4ª ou até uma 3ª. Isso economiza combustível e o freios! Nas descidas de estradas serranas, como o trecho da RS-116 entre Caxias do Sul e Morro Reuter, por exemplo, onde a pista é bem sinuosa, e na sua maioria não dupla e com tráfego intenso de caminhões, não é raro eu ficar atrás de um peso-pesado a 10 KM/h. Nessas situações, eu engato uma 2ª e acompanho o fluxo, sem frear nem acelerar. Porque ficar martelando o pedal de freio desnecessáriamente? Além, com uma 2ª engatada, já fico pronto para ultrapassar quando surge a oportunidade. Lembrando que estou *descendo* a via.
Fique na faixa de RPM 1500~2500: Esse é um dos principais modos de manter o consumo baixo na cidade: Mantendo a rotação baixa. Numa reta em nível, troco as marchas sempre por volta dos 2000 RPM, usando no máximo 10% do acelerador. A 50 KM/h já engato a 5ª. Ao ficar nessa faixa, faço em média 11 KM/L na cidade, com Gasolina. Se você está acelerando, cuide pra não ficar abaixo dos 1500 RPM. Além de gastar quase tanto quanto se você estivesse acima dos 2500 RPM, o motor é forçado de forma desnecessária e vibra muito mais também. Segundo a Quatro Rodas de alguns anos atrás, numa reta em nível e em velocidade constante, 1200 RPM está mais que bom.
Seja gentil no trânsito: Para com os outros motoristas e para com os pedestres. Dê espaço para o outro passar se ele está fazendo sinal, pare antes da faixa de segurança se você ver um pedestre que está com intenção de atravessar (obviamente olhando para o retrovisor para ver como está o tráfego, não queremos situações como essa
https://www.youtube.com/watch?v=zh0-NQZX-UI ). Sendo mais gentil você se estressa menos. Se estressando menos você acelera menos. Acelerando menos você consome menos.
Essa são as minhas sugestões de como consumir menos combustível. Colocando-as em prática, é possível fazer médias muito boas como a que eu fiz na viagem a Marau, RS, de Porto Alegre, totalizando quase 530 KM. Segundo o computador de bordo, consegui
18.6 KM/L. Ok, fazendo os cálculos (
527.90 KM / 30.93 L = ~17.07 KM/L) deu menos, mas 17 KM/L ainda é uma marca muito respeitável
. Velocidade média: 527.9 KM em 417 minutos ou 6.95 horas = ~76 KM/H, com trechos em cidade e 5 paradas em posto de combustível (tomo muita água! hehehehe)
Espero que tenham gostado das sugestões!