Bem-vindo: 18 Abr 2024 11:52

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 30 Mai 2014 10:24 
Offline

Registrado em: 22 Jan 2014 09:36
Mensagens: 11
Meu HB20S é 1.6 confort plus com 6.600 mk, na estrada com 110/120 km/h consegui 12,30 km/l com gasolina, mas na cidade gira em torno de 8,30 e 8,70 km/l, para mim um consumo muito alto, pois tem poucos semáforos e pouco engarrafamentos. Estou profundamente insatisfeito com isso. Com o alcool, no entanto o carro atinge os 7,8km/l do IMETRO, na cidade, inclusive passando um pouco e ficando entre 8,0 a 8,3km/l. Se no alcool está dando isso por que não consigo na gasolina. O teste do IMETRO foi adotado pela Hyundai e é dito que faz 11,1 km/l com gasolina na cidade, porém não faz nem 9,0. Essa é minha insatisfação. Se fizesse pelo menos 10 eu me tranquilizava.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 30 Mai 2014 10:28 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
sobreira escreveu:
Meu HB20S é 1.6 confort plus com 6.600 mk, na estrada com 110/120 km/h consegui 12,30 km/l com gasolina, mas na cidade gira em torno de 8,30 e 8,70 km/l, para mim um consumo muito alto, pois tem poucos semáforos e pouco engarrafamentos. Estou profundamente insatisfeito com isso. Com o alcool, no entanto o carro atinge os 7,8km/l do IMETRO, na cidade, inclusive passando um pouco e ficando entre 8,0 a 8,3km/l. Se no alcool está dando isso por que não consigo na gasolina. O teste do IMETRO foi adotado pela Hyundai e é dito que faz 11,1 km/l com gasolina na cidade, porém não faz nem 9,0. Essa é minha insatisfação. Se fizesse pelo menos 10 eu me tranquilizava.


Bom dia amigo,

Tens que levar em consideração que teu carro nem tem 10.000Km, o meu eu comecei sentir diferença de consumo depois do 10.000Km, e agora com 24.000km, ta melhor ainda.
Relaxa que o consumo vai melhorar depois dos 10.000Km, outra dica, depois da 1ª revisão, compre um tubo de Militec, e coloque...vai sentir diferença também!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 30 Mai 2014 10:35 
Offline

Registrado em: 05 Fev 2013 21:34
Mensagens: 129
O meu é 1.6 confort plus. E faz na cidade 9.5 km/l com ar ligado e 10.5 Km/l sem ar ligado. Na estrada isto melhora bastante, também a 110-120 Km/h o consumo fica em 15 Km/l e sem ar ligado chega a 17.5 Km/l. Essas são médias calculadas "na bomba" pq no CB são um pouco maiores. Não sei dizer a média com álcool, pois em minha região não compensa o preço. Ando muito na estrada, estou há um ano com o carro e 38mil Km rodados, não percebi nenhuma mudança no consumo durante este período.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 30 Mai 2014 13:38 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
sobreira escreveu:
Meu HB20S é 1.6 confort plus com 6.600 mk, na estrada com 110/120 km/h consegui 12,30 km/l com gasolina, mas na cidade gira em torno de 8,30 e 8,70 km/l, para mim um consumo muito alto, pois tem poucos semáforos e pouco engarrafamentos. Estou profundamente insatisfeito com isso. Com o alcool, no entanto o carro atinge os 7,8km/l do IMETRO, na cidade, inclusive passando um pouco e ficando entre 8,0 a 8,3km/l. Se no alcool está dando isso por que não consigo na gasolina. O teste do IMETRO foi adotado pela Hyundai e é dito que faz 11,1 km/l com gasolina na cidade, porém não faz nem 9,0. Essa é minha insatisfação. Se fizesse pelo menos 10 eu me tranquilizava.



Colega Sobreira !

Eu expliquei em outro tópico com a minha opinião, o motivo pelo qual as nossas gasolinas, muitas das vezes, ocasionam consumo elevado em determinadas marcas de motores flex e isso basicamente é devido às regulagens pouco eficazes adotadas pela ECU do sistema de injeção, exatamente devido à incompatibilidade da baixa octanagem delas em relação à alta taxa de compressão dos motores flex dos nossos HB20 !

E como vc mesmo comentou, já utilizando-se o etanol, o consumo até que se torna mais vantajoso, considerando-se o preço de cada combustível !

E o etanol, por possuir uma octanagem bem mais elevada do que as gasolinas, acaba por apresentar um rendimento mais satisfatório em motores flex que possuem altas taxas de compressão, como é o caso dos motores dos HB20, tanto o motor 1.0 como o 1.6 !

E diga-se aqui de passagem que, essa é uma ótima característica do projeto de um motor, pq quanto maior essa taxa de compressão, maior se torna o rendimento geral do motor, ou seja, ele vai apresentar uma melhor performance aliada a uma redução no consumo de combustível !

Mas como uma moeda tem sempre 2 lados, o inconveniente desse detalhe da compressão elevada, é que para o motor funcionar perfeitamente bem nessas condições de altas compressões, ele necessita tb de combustíveis de elevada octanagem, o que infelizmente, não é o caso de nossas gasolinas comuns/aditivadas, por isso o mal rendimento dos motores flex dos nossos HB20 quando abastecidos apenas com gasolinas !

Cito ainda como uma excessão a essa regra, a nossa cara e rara gasolina podium da Petrobrás que possui uma elevada octanagem, mas mesmo assim, ainda inferior à apresentada pelo nosso etanol !

Sugiro assim à todos aqueles colegas que fazem questão de continuar abastecendo os HB20 com gasolinas comuns/aditivadas, que experimentem misturar no tanque de 25% a 30% de etanol nelas, exatamente para se elevar um pouco mais a octanagem dessas gasolinas mais baratas e assim, melhora-se tanto o funcionamento e performance desses motores, como tb o consumo dos HB20, tanto na versão 1.0 como na versão 1.6 !!!

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 30 Mai 2014 17:34 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 13 Abr 2014 23:34
Mensagens: 52
Localização: Curitiba/PR
O meu é AT e está numa média de 9 Km/L na cidade e 11 Km/L na estrada, tudo na gasolina. Considerando alguns congestionamentos e semáforos dessincronizados. Na minha opinião fecal, tá numa boa média.

Até agora não abasteci ele com etanol.

_________________
Strength and Honor

HB20S 1.6 Premium AT - Preto Ônix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 30 Mai 2014 19:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Musashinm escreveu:
O meu é AT e está numa média de 9 Km/L na cidade e 11 Km/L na estrada, tudo na gasolina. Considerando alguns congestionamentos e semáforos dessincronizados. Na minha opinião fecal, tá numa boa média.

Até agora não abasteci ele com etanol.



Colega Musashinm !

Lembre-se de uns detalhes importantes relacionados com o consumo do seu HB20, pq como ele é automático e com isso, normalmente ele consome sempre mais do que um HB20 de mesmo motor, porém com cambio mecânico !

E especificamente em Curitiba-PR, cidade que se situa a uma média de 950 mts de altitude, esse é mais um detalhe que tb contribui negativamente e aumenta um pouco mais o consumo em relação a cidades situadas em locais mais baixos com menores altitudes !

Obs: O menor consumo de combustível de qualquer motor a combustão interna é conseguido sempre ao nível do mar e com temperaturas ambientes de 15 graus centigr., portanto quanto mais se afasta dessa condição ideal, pior para o consumo dos motores, não importando qual combustível se utilize !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 31 Mai 2014 14:58 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 13 Abr 2014 23:34
Mensagens: 52
Localização: Curitiba/PR
ianisgreek escreveu:
Musashinm escreveu:
O meu é AT e está numa média de 9 Km/L na cidade e 11 Km/L na estrada, tudo na gasolina. Considerando alguns congestionamentos e semáforos dessincronizados. Na minha opinião fecal, tá numa boa média.

Até agora não abasteci ele com etanol.



Colega Musashinm !

Lembre-se de uns detalhes importantes relacionados com o consumo do seu HB20, pq como ele é automático e com isso, normalmente ele consome sempre mais do que um HB20 de mesmo motor, porém com cambio mecânico !

E especificamente em Curitiba-PR, cidade que se situa a uma média de 950 mts de altitude, esse é mais um detalhe que tb contribui negativamente e aumenta um pouco mais o consumo em relação a cidades situadas em locais mais baixos com menores altitudes !

Obs: O menor consumo de combustível de qualquer motor a combustão interna é conseguido sempre ao nível do mar e com temperaturas ambientes de 15 graus centigr., portanto quanto mais se afasta dessa condição ideal, pior para o consumo dos motores, não importando qual combustível se utilize !

Concordo, por isso que disse que na minha opinião o meu carro estava numa boa média. ;)

_________________
Strength and Honor

HB20S 1.6 Premium AT - Preto Ônix


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 01 Jun 2014 21:46 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
Coloca mais álcool no tanque mesmo (ou coloca podium)

Levando em conta que a gasolina ja tem por volta de 25% de álcool 1 tanque cheio terá 1/4 (13itros de alcool.) Eu aumentaria a taxa final pra uns 35% ou 40% no máximo. Colocando então uns 5 a 10 litros de etanol e completando com gasolina.

O foda é que pra medir consumo de 11,1 km/l o Inmetro usou gasolina de verdade e não essas gasolinas batizadas que temos por ai. Ja cheguei a fazer na cidade uns 12 por litro na gasolina...mas nao tive mais essa sorte haha.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 04 Jun 2014 10:40 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 05 Mar 2014 14:39
Mensagens: 93
Localização: Anápolis - GO
Essas médias ai, vocês estão confiando no Computador de Bordo do carro, ou fizeram vocês mesmos?


Porque eu fui testar o CB, testei duas vezes:
• A primeira enchi o tanque, zerei o CB, anotei a qtd de km no hodômetro e depois de rodar por 304 km, enchi novamente o tanque. O CB tava marcando 8,5 km/l, e nas minhas medições, o carro com os números reais fez 7,69 km/l. Dai, pensei: Poxa devo ter feito algo errado.

• Fiz o segundo teste, o CB estava marcando 8,7 km/l, e com os números reais eu aferi 7,62 km/l.

Segundo o INMETRO, as médias são de 8,0 na cidade e 10,1 na estrada, com etanol segundo a ultima tabela publicada, em 16/05/2014.

Abasteci com Etanol e ando mais km na rodovia do que na cidade, embora com o trânsito caótico em questão de tempo, fico mais tempo na cidade.

Vou continuar a fazer os testes, como o carro está somente com 4.000 km rodados, e após consultar experiências dos outros usuários, creio que vá melhorar a partir da primeira revisão. Assim espero, Amém.

_________________
Eliabe Diniz Oliveira - Anápolis/GO
HB20S - Confort Plus - 1.0 - 14/14 - Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O consumo está lonje dos 11,1 km/l do imetro
MensagemEnviado: 04 Jun 2014 10:48 
Offline

Registrado em: 05 Fev 2013 21:34
Mensagens: 129
Nas vezes que calculei a diferença entre o CB e a média real deu um diferença de aproximadamente 1Km/l percurso urbano e de 0,5Km/l quando o percurso é na estrada.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB