ianisgreek escreveu:
Exatamente isso, a máxima voltagem aceitável para qq veículo de 12 volts seria de 14,3 volts no máximo e no limite extremo.
Passou disso , pode apostar que a bateria poderá ferver e entortar as suas placas por estar recebendo esse excesso prejudicial de corrente elétrica vinda do alternador além dos riscos eminentes de se queimar tbm lampadas , o som e outros acessórios que jamais suportariam essa voltagem constante de 15,6 volts nem no sonho.
Com certeza que nesses casos existe sim uma real avaria elétrica nesse alternador, muito provavelmente no regulador de voltagem que não está mais limitando o excesso de voltagem produzida pelo alternador para os limites acima citados.
Obs : Evite ao máximo continuar utilizando esse HB20 com essa avaria pq até com pouca rotação do motor, esse excesso de voltagem estará presente e constante em todo o sistema elétrico.
O problema é que eu acho que percebi tarde demais, devia ter checado a tensão assim que o sensor de combustivel ficou "zuado" da primeira vez, agora já começou a dar problemas em outras partes elétricas. Aliás, o problema é mecanico ruim, pois ele deveria ter checado isso.
Enfim, já encomendei um novo regulador de voltagem (R$ 270,00). A IKRO faz eles. Não tô afim de pagar R$ 700,00 em um alternador recondicionado.
Aliás, uma dúvida, o sistema elétrico do carro não tem proteção contra essas voltagens altas?
Os fusiveis não estão lá para evitar esse tipo de problema?
Edit:
O código do meu alternador é 3730004050 (tal como consta no site de peças do HB20S).
A especificação dele é 13.5V 90A.
O regulador que comprei e o qual foi indicado pela IKRO para esse modelo de alternador é o IK5052.
Ele tem 14.8V CN. Achei alto, mas é o que é indicado para esse alternador.