Ricardo de Melo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Mesmo em estradas ruins e com ondulações, meus dois HB20X, que inclusive são menos estáveis que seus irmãos sem X,
Olá Bertoche!
Seria devido a maior altura?
Já que muitos pensam em trocar as molas do hatch pelas do X.
Então trocariam conforto por um pouco menos de estabilidade.
Abraços,
Olá, Ricardo.
Essa menor estabilidade do X na verdade nunca percebi ao volante.
Mesmo quando eu tinha um Hatch, sempre preferi o conjunto de suspensão dirigibilidade do X, principalmente por não ter medo, como acontece com qualquer carro baixo, que ele raspe o chão, ainda mais se for em algum calombo de asfalto na pista.
Porém, como ele é 4 cm mais alto do solo, tem, obrigatoriamente, o centro de gravidade mais alto e então, em tese, para pistas padrão tapete, os irmãos dele são mais estáveis.
Com a ressalva do S que, pelo acréscimo de peso na traseira, tem uma distribuição de peso diferente e não faço ideia de se isso melhora ou piora em curvas.
Acho que isso pode fazer ele em algumas situações ficar traseiro.
Em compensação ainda o S, pelo acréscimo do volume na traseira, tem um coeficiente de penetração aerodinâmica um pouco melhor que os irmãos.
Abraço,