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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 01 Abr 2015 09:59 
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Roberto Bertoche escreveu:
Nunca dirigi um Fiesta e se eu disser de quais carros venho talvez muitos concordem que a suspensão do HB20 é boa.

Mas uma suspensão boa precisa ser explicada, boa pra quê?
Para retas, curvas, calombos, valetas, quebra-molas, ventos, diversos tipos de piso, vazio ou carregado.
O que se procura encontrar é um meio termo. Boa na média.

Uma suspensão dura e rebaixada é ótima para corridas e muito ruim para outras coisas.


verdade, vc tem razão, é sempre muito relativo.
uma suspensão de um esportivo é totalmente diferente de um offroad ou de um veículo de carga

mas quando falamos de carros urbanos, de perfil variado de consumidor (tanto a tia que leva as crianças na escola, quanto um jovem, que quer curtir uma estrada e andar mais forte ou uma pessoa que está no primeiro carro), temos que conciliar conforto e estabilidade. Uma boa suspensão é a que permite um comportamento seguro, previsível em situações de curvas, lombadas, ondulações, sem muita rolagem, mas ao mesmo tempo permita conforto na rodagem e ao passar por obstáculos

o projeto de suspensão influi demais. o desenho de braços, oscilantes, bieletas, bandeijas, buchas e articulação e, principalmente, geometria e carga de molas e amortecedores
A rigidez torcional tb é muito importante

Pelo que andei no meu Hb20, percebi a direção é extremamente leve. Mesmo hidráulica, seu peso é menor que a direção elétrica do Fiesta e do Jetta por exemplo
Isso passa insegurança em velocidades mais altas
A traseira, de curso curto e carga mais baixa, pode ser problema pra quem usa o banco traseiro/carga
Pra mim, nunca foi problema andando sozinho ou com mais uma pessoa

Sempre usei aro 17" e sempre andei forte. Nunca percebi o carro frouxo. Ele, aliás, é bem dianteiro! O Fiesta, por exemplo, é mais neutro (talvez por conta do controle de estabilidade)


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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 01 Abr 2015 10:42 
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Complicado, alguns resolvem com aro maior, porém muitas seguradoras não aceitam medidas acima de 2", ou seja, meu modelo Plus não poderia ter aro 17 instalado, no máximo 16", então optei por deixar as medidas de fábrica e coloquei aro 15 e pneu 185 60 R15... em altas velocidades a direção fica leve, infelizmente não é progressiva, porém quem vai entrar em uma curva a 150 km/h, pois antes disso o carro fica totalmente na mão... estou no fórum desde 2012 e tinha um pessoal que reclamava que o carro saia de traseira na curva a 120 km/h... tsc tsc

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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 01 Abr 2015 11:28 
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Clever escreveu:
Complicado, alguns resolvem com aro maior, porém muitas seguradoras não aceitam medidas acima de 2", ou seja, meu modelo Plus não poderia ter aro 17 instalado, no máximo 16", então optei por deixar as medidas de fábrica e coloquei aro 15 e pneu 185 60 R15... em altas velocidades a direção fica leve, infelizmente não é progressiva, porém quem vai entrar em uma curva a 150 km/h, pois antes disso o carro fica totalmente na mão... estou no fórum desde 2012 e tinha um pessoal que reclamava que o carro saia de traseira na curva a 120 km/h... tsc tsc


Hehe, não tive ainda a oportunidade de saber se ele é dianteiro, neutro ou traseiro, mas acho ele muito estável em curvas de baixa velocidade, até uns 60 km/h.

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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 01 Abr 2015 16:34 
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Roberto Bertoche escreveu:
Hehe, não tive ainda a oportunidade de saber se ele é dianteiro, neutro ou traseiro, mas acho ele muito estável em curvas de baixa velocidade, até uns 60 km/h.


rsr, até aí até um corcel II com amortecedor estourado é estável

traseiro dificilmente um carro de tração dianteira será
a não ser que se modifique a suspensão

Clever escreveu:
Complicado, alguns resolvem com aro maior, porém muitas seguradoras não aceitam medidas acima de 2", ou seja, meu modelo Plus não poderia ter aro 17 instalado, no máximo 16", então optei por deixar as medidas de fábrica e coloquei aro 15 e pneu 185 60 R15... em altas velocidades a direção fica leve, infelizmente não é progressiva, porém quem vai entrar em uma curva a 150 km/h, pois antes disso o carro fica totalmente na mão... estou no fórum desde 2012 e tinha um pessoal que reclamava que o carro saia de traseira na curva a 120 km/h... tsc tsc


eu já vi em muitos fóruns essa informação de 2 aros acima do original
mas nunca vi isso escrito em lugar nenhum
parece uma informação de "boca a boca" mesmo

eu dei pt no hb20 com aro 17".. e me pagaram numa boa. tiraram foto e tudo (como era zero km não teve vistoria antes)
acho que se não for uma modificação extrema, não tem pq negarem a cobertura


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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 01 Abr 2015 17:11 
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viterbo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Hehe, não tive ainda a oportunidade de saber se ele é dianteiro, neutro ou traseiro, mas acho ele muito estável em curvas de baixa velocidade, até uns 60 km/h.


rsr, até aí até um corcel II com amortecedor estourado é estável

traseiro dificilmente um carro de tração dianteira será
a não ser que se modifique a suspensão

Clever escreveu:
Complicado, alguns resolvem com aro maior, porém muitas seguradoras não aceitam medidas acima de 2", ou seja, meu modelo Plus não poderia ter aro 17 instalado, no máximo 16", então optei por deixar as medidas de fábrica e coloquei aro 15 e pneu 185 60 R15... em altas velocidades a direção fica leve, infelizmente não é progressiva, porém quem vai entrar em uma curva a 150 km/h, pois antes disso o carro fica totalmente na mão... estou no fórum desde 2012 e tinha um pessoal que reclamava que o carro saia de traseira na curva a 120 km/h... tsc tsc


eu já vi em muitos fóruns essa informação de 2 aros acima do original
mas nunca vi isso escrito em lugar nenhum
parece uma informação de "boca a boca" mesmo

eu dei pt no hb20 com aro 17".. e me pagaram numa boa. tiraram foto e tudo (como era zero km não teve vistoria antes)
acho que se não for uma modificação extrema, não tem pq negarem a cobertura


Tivemos um caso no fórum com a Porto, que não queria pagar... e a Porto foi bem taxativa, apenas 02 aros... depende da seguradora, a HDMI não liga... quando fui fazer a vistoria pq erraram na porcentagem, a primeira coisa que perguntaram foi o aro da roda...
enfim, é bom não arriscar!!!

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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 01 Abr 2015 18:58 
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viterbo escreveu:
rsr, até aí até um corcel II com amortecedor estourado é estável

traseiro dificilmente um carro de tração dianteira será a não ser que se modifique a suspensão


Discordo e muito.
60 km/h não é pouco para muitas curvas. A própria F1 tem curvas de menos de 40 km/h (Mônaco) e os carros também precisam ser estáveis a essas velocidades.
Para perceber a estabilidade e, principalmente, o alinhamento das rodas, preste atenção em curvas de baixa velocidade o quanto cantam os pneus.

Um carro de tração dianteira dificilmente sairá de traseira em curvas de baixa velocidade, mas pode sair de traseira em curvas de alta.
E são muito perigosos quando fazem isso, porque é uma reação inesperada e quando acontece é sem aviso e de uma vez.
Eu tive um Gol GTS que uma vez comigo saiu de traseira em uma reta... Eu nunca entendi bem, mas devia ser problema de alinhamento de rodas.
A tração dianteira se popularizou porque, embora sejam menos radicais em curvas e tenham a tendencia a sair de frente, são muito mais fáceis de controlar e de colocar de volta no traçado correto.
Sds.

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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 01 Abr 2015 19:47 
Não tenho o que reclamar da estabilidade do carro, entro nas curvas de acordo com que sinto que o carro suporta, e com responsabilidade.. Dessa forma dificilmente sai de traseira...


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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 01 Abr 2015 23:55 
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Roberto Bertoche escreveu:
viterbo escreveu:
rsr, até aí até um corcel II com amortecedor estourado é estável

traseiro dificilmente um carro de tração dianteira será a não ser que se modifique a suspensão


Discordo e muito.
60 km/h não é pouco para muitas curvas. A própria F1 tem curvas de menos de 40 km/h (Mônaco) e os carros também precisam ser estáveis a essas velocidades.
Para perceber a estabilidade e, principalmente, o alinhamento das rodas, preste atenção em curvas de baixa velocidade o quanto cantam os pneus.

Um carro de tração dianteira dificilmente sairá de traseira em curvas de baixa velocidade, mas pode sair de traseira em curvas de alta.
E são muito perigosos quando fazem isso, porque é uma reação inesperada e quando acontece é sem aviso e de uma vez.
Eu tive um Gol GTS que uma vez comigo saiu de traseira em uma reta... Eu nunca entendi bem, mas devia ser problema de alinhamento de rodas.
A tração dianteira se popularizou porque, embora sejam menos radicais em curvas e tenham a tendencia a sair de frente, são muito mais fáceis de controlar e de colocar de volta no traçado correto.
Sds.


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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 02 Abr 2015 08:46 
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Roberto Bertoche escreveu:
Discordo e muito.
60 km/h não é pouco para muitas curvas. A própria F1 tem curvas de menos de 40 km/h (Mônaco) e os carros também precisam ser estáveis a essas velocidades.
Para perceber a estabilidade e, principalmente, o alinhamento das rodas, preste atenção em curvas de baixa velocidade o quanto cantam os pneus.


óbvio que precisa ser estável a 60.
foi uma brincadeira, um exagero


Roberto Bertoche escreveu:
Um carro de tração dianteira dificilmente sairá de traseira em curvas de baixa velocidade, mas pode sair de traseira em curvas de alta.

E são muito perigosos quando fazem isso, porque é uma reação inesperada e quando acontece é sem aviso e de uma vez.
Eu tive um Gol GTS que uma vez comigo saiu de traseira em uma reta... Eu nunca entendi bem, mas devia ser problema de alinhamento de rodas.


foi o que eu disse: carro de tração dianteira dificilmente sairá de traseira em condições normais
a geometria, o peso do motor, calibragem de suspensão são feitas para que o comportamento seja sair de frente, pq sua correção é mais fácil e instintiva

agora, se houve aquaplanagem, algum dano, pneu furado, algum abuso, como um contra esterço mto violento, ele pode, sim, sair de traseira. situação de correção mais difícil e que requer um pouco mais de habilidade


Roberto Bertoche escreveu:
A tração dianteira se popularizou porque, embora sejam menos radicais em curvas e tenham a tendencia a sair de frente, são muito mais fáceis de controlar e de colocar de volta no traçado correto.
Sds.


se popularizou pq é mais barata!
mas vc tá certo: corrigir é mais fácil!


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 Título: Re: Estabilidade
MensagemEnviado: 02 Abr 2015 10:39 
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viterbo escreveu:
ele pode, sim, sair de traseira. situação de correção mais difícil e que requer um pouco mais de habilidade


Concordo!

Caso pudéssemos escolher, a situação menos preocupante seria perder o controle dianteiro, já que podemos corrigir mais facilmente com o volante.
Já ao sair de traseira, dependendo da situação, o motorista vira passageiro.

Abraços,

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