Roberto Bertoche escreveu:
Nunca dirigi um Fiesta e se eu disser de quais carros venho talvez muitos concordem que a suspensão do HB20 é boa.
Mas uma suspensão boa precisa ser explicada, boa pra quê?
Para retas, curvas, calombos, valetas, quebra-molas, ventos, diversos tipos de piso, vazio ou carregado.
O que se procura encontrar é um meio termo. Boa na média.
Uma suspensão dura e rebaixada é ótima para corridas e muito ruim para outras coisas.
verdade, vc tem razão, é sempre muito relativo.
uma suspensão de um esportivo é totalmente diferente de um offroad ou de um veículo de carga
mas quando falamos de carros urbanos, de perfil variado de consumidor (tanto a tia que leva as crianças na escola, quanto um jovem, que quer curtir uma estrada e andar mais forte ou uma pessoa que está no primeiro carro), temos que conciliar conforto e estabilidade. Uma boa suspensão é a que permite um comportamento seguro, previsível em situações de curvas, lombadas, ondulações, sem muita rolagem, mas ao mesmo tempo permita conforto na rodagem e ao passar por obstáculos
o projeto de suspensão influi demais. o desenho de braços, oscilantes, bieletas, bandeijas, buchas e articulação e, principalmente, geometria e carga de molas e amortecedores
A rigidez torcional tb é muito importante
Pelo que andei no meu Hb20, percebi a direção é extremamente leve. Mesmo hidráulica, seu peso é menor que a direção elétrica do Fiesta e do Jetta por exemplo
Isso passa insegurança em velocidades mais altas
A traseira, de curso curto e carga mais baixa, pode ser problema pra quem usa o banco traseiro/carga
Pra mim, nunca foi problema andando sozinho ou com mais uma pessoa
Sempre usei aro 17" e sempre andei forte. Nunca percebi o carro frouxo. Ele, aliás, é bem dianteiro! O Fiesta, por exemplo, é mais neutro (talvez por conta do controle de estabilidade)