ianisgreek escreveu:
Opa Eduardo, sim estão corretas as suas citações mas ainda devo a vc e aos demais colegas aqui que se interessam sobre esse assunto uma explicação técnica :
Nos motores flexfuel, se vc os abastecer apenas com gasolina, vai sim ocorrer uma leve perda de desempenho quando comparado com um motor apenas a gasolina pq como a compressão desse motor flex é maior do que a compressão dos motores mono-combustíveis a gasolina, devido à menor octanagem da gasolina comparada com o etanol, a ECU desses motores flex quando detectam que no tanque tem somente gasolina, então, para não haver problemas de pré-ignição e detonações nesses motores flex, essa ECU deles passa a trabalhar com curvas de avanço de ignição bem mais modestas e contidas e com isso, o rendimento desses motores logicamente piora um pouco mais em relação aos motores apenas a gasolina que, por terem uma menor compressão nos seus motores, podem trabalhar com avanços de ignição um pouco maiores do que no caso dos motores flex e esse fator técnico é que melhora um pouco mais o rendimento deles.
Portanto, aqui está a explicação que comprova que o nosso colega Eduardo tem sim razão na sua citação acima sobre os motores a gasolina.
Mas como tudo na vida e até nesse caso existem os 2 lados da moeda, basta que se misture no tanque desses veículos flex pelo menos uns 25% de etanol que ADEUS motores mono-combustíveis apenas a gasolina e seus modestos rendimentos, pq nesses casos, a ECU desses motores flex detectam imediatamente esse pequeno percentual extra de etanol com a sua respectiva maior octanagem e agora a situação já muda completamente pq essa ECU já vai selecionar nos seus arquivos de calibração, curvas de avanço de ignição bem mais agressivas e com isso, obviamente que vem esse maior desempenho que vai deixar os motores a gasolina comendo poeira lá atrás ... rsrsrsrsrs !
Sim Eduardo, quando estive aí no RJ há 2 anos atrás por uma semana fazendo meu treinamento na sede da Dastek-Unichip lá no Itanhangá, eu percebi sim perplexo o exagero dos preços do etanol quando comparados com os preços das gasolinas ... rsrsrsrs, e diga-se de passagem, Deus me livre desses preços elevadíssimos praticados na cidade do RJ se comparados com todos os demais preços de combustíveis praticados em todo o restante do sudeste brasileiro ... rsrsrsrsrs !
Valeu colega, é isso aí !
Ianis,
viver aqui no Rio, está flórida, pois o custo de vida está bem maior que qualquer estado do Brasil. Aqui temos combustível caro, a educação, moradia, alimentação, são as mais caras do país.
Um imóvel mais caro de são Paulo é 40% mais barato que um similar aqui do Rio. Moro em um sala, dois quartos, comum, mas se alguém aparecer me oferecendo R$ 1.100.000,00 na mão, eu não vendo, pois não compraria outro similar e na quadra da praia. Apesar de ser carioca, me dá vontade as vezes de sair daqui, mas a minha mulher nem cogita essa possibilidade.
Vida que segue, fazer o quê?!
Fugindo um pouco do tópico, quando quiser vir ao Rio e outros colegas do clube, tenho alguns apartamentos de minha propriedade que alugo para temporada, todos na quadra da praia. Seria legal receber alguém do clube e sair por aí com os carros da marca.
O pessoal que tem carro da Honda é mais unido, pois tínhamos vários encontros e aqui no Rio com o HB20, ninguém faz, lamentável.
Valeu.