xtr escreveu:
Vou relatar a minha experiência de 1 ano e 3 meses com a pintura vitrificada VX45, realizada na concessionária antes de retirar o veículo zero. Paguei R$ 560. Resolvi fazer pois o carro fica a maior parte do tempo descoberto, exposto ao sol e sujeiras em geral.
O brilho realmente é superior, você percebe mesmo quando o carro tá sujo, comparado ao brilho original de fábrica.
Um outro detalhe, acumula bem menos poeira/sujeira, inclusive quando vai lavar (ou até mesmo quando cai uma chuva), ao molhar o carro a sujeira já escorre junto com a água, parece que não precisa nem esfregar.
Sigo rigorosamente as orientações para estender a duração da vitrificação ao máximo. Eu NUNCA lavei o carro em lavacar, sempre fiz em casa, com luva de microfibra e detergente automotivo neutro, uso um com silicone da Free Way, fico sempre muito satisfeito com o resultado. Seco com um pano também de microfibra.
Depois de 6 meses aquele efeito aveludado (efeito liso) acaba, quando isso aconteceu comigo levei na concessionária e reclamei. Rezei toda a missa do cuidado que tenho e refizeram a vitrificação. Mas me avisaram que a perda do efeito aveludado é normal e que precisa de manutenção a cada 6 meses, conforme consta no manual.
Pra se ter uma ideia do cuidado que tenho, sempre que vejo uma sujeira de passarinho não perco tempo e logo já limpo. Em uma ocasião viajei com minha esposa no carro dela e deixei o meu parado exposto ao sol, isso no verão, quando retornei tinha um baita "presente" de passarinho no capô. Mesmo limpando ficou uma mancha no brilho que não saiu mais.
Então pra quem acha que vitrificando, mesmo que aplicado corretamente, não precisa fazer mais nada na pintura, tá enganado. Tem manutenção a cada 6 meses pra manter o efeito aveludado, e se bobear deixando sujeira de passarinho fritando no sol, vai manchar o brilho.
Daqui uns tempos vou mandar fazer um polimento pra tirar as manchas do brilho e reaplicar o vitrificador.
Só pra complementar, sempre ouvi falar que uma boa cera de carnaúba ou mesmo uma boa cera sintética (ambas tem que ser sem silicones e sem abrasivos, isso já exclui as populares grand prix) ajuda na manutenção da vitrificação. Da mesma forma, shampoo automotivo com cera ajuda a manter a cera aderida ao verniz. É o que tenho feito no meu.