Gunter escreveu:
Olá pessoal.
Tenho um HB20 1.6 2013/2014 MA 14000km e estou diariamente fazendo um trajeto de 80km na estrada com 50% do tempo do ar ligado. Estou colocando toda semana 60 Reais de gasolina e conseguindo uma média de 14km/l.
A gasolina aqui na minha cidade é 3,50, ou seja, colocando 30 Reais da em média 8,57 litros, dando um total de 120km para rodar.
O Etanol aqui é 2,75. Se eu fizer em média 11km/l, colocando 60 Reais por semana, ou melhor, 30 Reais por dia, da em média 10,9 litros sendo o total também 120km.
Se meus cálculos estiverem corretos (não sei se estou calculando corretamente) ficar colocando Gasolina ou Etanol da na mesma em termos de consumo. Mas como dizem que com Etanol o carro desenvolve mais, compensa colocar o Álcool.
Peço que os colegas analisem comigo e vejam se estou correto, se compensa trocar o Álcool pela Gasolina ou se da na mesma.
Obrigado.
Em tese, é mais vantajoso abastecer com gasolina, levando em consideração a diferença de preços entre os combustíveis.
Entretanto, o HB20 no etanol fica muito mais responsivo e agradável de conduzir.
Eu prefiro fazer a ciclagem, não me atenho a relação de diferenças de preços entre os combustíveis, exceto se a diferença estiver absurda. Ultimamente, por aqui, o etanol tem ficado mais em conta, mesmo assim.
Na ciclagem, eu comecei utilizando 3 tanques de etanol para 1 de gasolina. Mas agora tenho colocado até 5 de etanol e 1 de gasolina aditivada. A intenção de utilizar a gasolina é justamente aproveitar sua melhor relação lubrificante para os componentes do motor que eventualmente podem não ter o devido tratamento anti corrosão para o uso contínuo de álcool.
Abraços,