Hyundai HB20 Clube
https://www.hb20clube.com.br/

HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop
https://www.hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=63&t=11829
Página 1 de 2

Autor:  Eduardo Thadeu [ 18 Ago 2016 20:15 ]
Título:  HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

Onix Activ e HB20X fazem duelo dos aventureiros pop; quem leva?

Chevrolet Onix Activ vs. Hyundai HB20X50
Ao estilo coreano, interior do HB20X é muito mais harmônico e refinado que o do Onix Activ
VEJA MAIS >
Imagem: Murilo Góes/UOL
A linha 2017 do best seller Onix chegou com duas grande novidades. A primeira foi a reestilização, que alinhou o hatch ao atual padrão visual da GM global. O segundo foi a inclusão de uma inédita versão "aventureira" na gama, a Activ -- cujo nome deriva da também "cross" Spin Activ.

Seu papel será importante: bancar cerca de 8% do volume de vendas do compacto e garantir que o Onix continue a ser líder geral em vendas de automóveis no Brasil. Nesse aspecto a maior ameaça é o Hyundai HB20, que já dispõe de uma derivação emperiquitada desde 2013: o HB20X.

Ambas são configurações de topo da gama, e UOL Carros os coloca frente a frente. "Completaços" -- os pacotes incluem transmissão automática e todos os itens de série disponíveis nas respectivas linhas -- os aventureiros mais populares do país fazem um duelo em primeira mão. Chegou a hora de ver quem é o melhor.

Etiquetas chegam a assustar, nos dois casos. O Onix Activ, munido de motor 1.4 SPE/4 flex e câmbio automático de seis marchas, sai por R$ 62.290. Com o acréscimo da pintura metálica laranja Burning, exclusiva da versão e presente na unidade avaliada, salta a R$ 63.840.

Já o HB20X 1.6 Gamma, também bicombustível, custa R$ 69.445 no pacote "Premium com BlueMedia e banco de couro". O exemplar testado tinha a cor branca Polar, grátis, mas a conta chega a R$ 70.545 se o comprador optar pelo metálico.

Murilo Góes/UOL

É bem verdade que a versão "cross" quase consegue estragar o charme do HB20, mas ainda assim o modelo da Hyundai é mais bonito que o da GM
Vantagens do HB20X
Rivais colocados lado a lado, fica claro que o HB20X é um projeto mais acertado em vários aspectos. Começa pelo visual, valendo-se dos traços bem mais harmoniosos do hatch da Hyundai. Tudo bem que os apliques plásticos e as excessivamente chamativas lanternas de neblina tiram parte da elegância do modelo, mas a dianteira com grade dividida em duas camadas foi uma grande sacada para deixar a versão cross bonita -- pelo menos quando visto de frente.

O Onix está mais belo, é verdade... Mas esse efeito só é sentido de fato nas versões civis. O Activ conta com exageradas invasões de protetores plásticos, em especial nos para-choques, perdendo um pouco da harmonia obtida nas demais configurações.

Murilo Góes/UOL

HB20X ganhou traços exclusivos para a grade, único elemento estético que o salva em relação à demais versões
Interior também rende ponto para os sul-coreanos. O acabamento em couro marrom dá muito mais sensação de refinamento e a qualidade dos revestimentos, mesmo em plástico duro, é superior. Encaixes das peças são praticamente perfeitos, enquanto os do Onix possuem pequenas falhas de alinhamento. Este último ficou extravagante demais ao usar faixas laranjas em painel, guarnição das portas e bancos, sem no entanto conseguir esconder a simplicidade de revestimentos e tecidos.
Posição de dirigir do HB20X também é superior: o ponto H está adequado ao porte do modelo e os bancos proporcionam melhor apoio lateral. No rival da GM a altura dos assentos dianteiros ficou exageradamente alta, numa estranha tentativa de aumentar a sensação de altura do motorista. Resultado: o volante fica baixo demais e o espaço para cabeça acaba prejudicado.

Em desempenho do trem-de-força, nova vitória para a Hyundai: o propulsor Gamma 4-cilindros bicombustível, de 122/128 cv e 16/16,5 kgfm (gasolina/etanol), é o mais forte entre as opções até 1,6 litro naturalmente aspiradas de nosso mercado. Por conta disso o HB20X fica bastante esperto na hora de arrancar ou andar um pouco mais forte na estrada.

A transmissão automática de seis marchas fornecida pela Aisin também está mais bem calibrada que a da Chevrolet: oferece trocas espertas e sem atrasos exagerados, e ainda dá a opção de gerenciamento manual por meio de toques na própria alavanca (para frente as marchas sobem; para trás, descem). Esta solução é muito melhor do que os pouco ergonômicos botões posicionados na lateral do pomo do Onix.

Por fim, certos itens de série do HB20X só são vistos em segmentos superiores: sensor de luminosidade para acionamento automático dos faróis, luz diurna em LED (o guia do Onix é uma mera luz de posição) e rebatimento elétrico dos retrovisores externos são alguns exemplos. Volume do porta-malas também é maior: 300 contra 280 litros.

Murilo Góes/UOL

Ao legítimo estilo coreano, acabamento do HB20X é bem mais refinado
Vantagens do Onix Activ
A primeira diferença pró-Onix está no preço, um ganho de quase R$ 7 mil. A GM pode ainda se gabar de ter uma capilaridade maior da rede -- são cerca 600 concessionárias, quase três vezes o número de autorizadas da Hyundai Motors do Brasil (a conta não inclui lojas do grupo Caoa, responsável pelos importados da marca) -- e preços mais atrativos para peças e manutenção. Revisão com preço fixo do Onix sai por R$ 5.160 até 100.000 quilômetros, contra R$ 5.284 do HB20.

Deficiências em acabamento e ergonomia são compensados pelo ótimo funcionamento da direção elétrica progressiva, mais firme e precisa do que a assistência excessivamente operante do concorrente. Espaço interno, especialmente para as pernas, também é melhor no Onix, muito por conta do entre-eixos 3 cm mais longo (2,53 m versus 2,50 m). Abertura do porta-luvas para cima é bastante bem-vinda, evitando impactos contra os joelhos do passageiro.

Murilo Góes/UOL

Onix Activ fica 3 cm mais alto em relação ao solo do que as demais versões, incluindo pneus de cintura mais larga
Se o propulsor 1.4 SPE/4 flexível, de 98/106 cv e 13/13,9 kgfm (gasolina/etanol), fica devendo em força, as mudanças feitas pela GM ao menos deixaram a unidade mais econômica. Segundo o Inmetro o hatch faz, na confiuração 1.4 AT, 7,7/8,6 km/l com etanol (cidade/estrada) e 11,2/12,6 km/l com gasolina (cidade/estrada). Os números oficiais do HB20X são: 7,1/8,7 km/l com etanol (cidade/estrada); e 10,1/11,4 km/l com gasolina (cidade/estrada).
O consumo de ambos, na prática, fica aquém dos números oficiais: enquanto o Onix Activ fez 10 km/l em ciclo misto de cidade e estrada usando o combustível derivado do petróleo, o oponente chegou a meros 5,9 km/l abastecido com etanol.

As duas centrais multimídia são parecidas em gráficos e oferta de interatividade, mas o MyLink de segunda geração parece mais intuitivo e simples de mexer. Além disso, a opção de espelhamento somente pelas plataformas oficiais Apple CarPlay e Android Auto é acertada. O MirrorLink, demasiadamente permissivo, pode representar um problema de segurança.

O Onix Activ também acrescenta câmera de ré, algo ausente no HB20X -- embora, convenhamos, os sensores de estacionamento sejam mais que suficientes para ajudar nas manobras de moelos desse porte --, e o sistema OnStar, que inclui serviços de diagnóstico mecânico, segurança (como monitoramento por satélite), chamada de emergência em caso de acidente, concièrge e auxílio à navegação.

Murilo Góes/UOL

Interior do Onix Activ preza pelo extravagante contraste do preto com o laranja
Conclusão
Se à equipe de UOL Carros fosse estabelecido um cenário em que só existissem esses dois modelos no mercado, e tivéssemos de comprar um deles, escolheríamos o HB20X. Apesar da diferença de preço e do consumo menos ecológico, ele é "mais carro' e possui menos defeitos que o rival, mecânica e internamente -- fora o fato de ser mais bonito.

O Onix Activ acaba sendo a escolha natural de quem quer pagar um pouco menos e ter em mãos um carro mais econômico. Ou daqueles que se apegam à segurança de ter uma rede de assistência mais ampla. Ou ainda, por que não?, quem prefere a extravagância espartana de seu visual e acabamento.

Autor:  lucas.martins [ 18 Ago 2016 20:21 ]
Título:  Re: HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

Acho que ficou claro né?

Eu também só escolheria GM por custar menos.

Um detalhe importante: a reportagem cita "luz diurna em LED" no HB20.

Negativo: se o condutor não acender o farol (lanterna) ele permanece apagado. Não é igual no C3 por exemplo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Autor:  Ricardo M. [ 18 Ago 2016 23:50 ]
Título:  Re: HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

Por acaso, antes de entrar no fórum estava lendo a reportagem.

Resumo: fiquei com dó do Onix, levou uma surra. :lol:

Tópico movido para notícias.

Abraços,

Autor:  Rodrigo Brasil [ 19 Ago 2016 07:34 ]
Título:  Re: HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

Não é só poque comprei ele não, mas não tem nenhum carro na faixa dos 68 que seja superior ao Hb20x Premium. Procuro mas não acho. Pelo visto nem em 2017 terá.

Autor:  Letox [ 19 Ago 2016 14:29 ]
Título:  Re: HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

É, não tem como o ONIX chegar perto do HB20.
Para mim o único concorrente que pode chegar perto é o Cross UP! TSI. Claro, cada um com suas qualidades!

Mas 70 mil estão de brincadeira né? Com o valor não consigo me conformar mesmo que alguém compre!!

Autor:  Rodrigo Brasil [ 19 Ago 2016 18:56 ]
Título:  Re: HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

O up não tem câmbio que se compare ao automático de 6 marchas da Hyundai.

Autor:  Roberto Bertoche [ 19 Ago 2016 20:18 ]
Título:  Re: HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

Se o StepWay custa 62 mil, o Onix 64 mil, o Crossfox 80 mil, o Kicks 90 mil e o HRV exl 100 mil, o HB20X por 70 mil está valendo.

Eu o escolheria de novo.

Os maiores, além de mais caro me desgostam por serem maiores.
O HB20X é pequeno e atrevido... Show!
Na minha cidade eu não escolheria nenhum outro para ser o carro da polícia.
Se analisar com critério e isenção, dá fácil HB20X na cabeça.

Acho que breve vocês vão ver isso.
Aliás, a própria HMB poderia dar a ideia de participar de licitação para vender já equipados e pintados.
Abraço,

Só para imaginar a pintura... segue. rs
Anexo:
Chevrolet+Blazer+Policia+Brasil.jpg
Chevrolet+Blazer+Policia+Brasil.jpg [ 59.9 KiB | Exibido 17133 vezes ]

Autor:  Eduardo Thadeu [ 19 Ago 2016 21:32 ]
Título:  Re: HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

Letox escreveu:
É, não tem como o ONIX chegar perto do HB20.
Para mim o único concorrente que pode chegar perto é o Cross UP! TSI. Claro, cada um com suas qualidades!

Mas 70 mil estão de brincadeira né? Com o valor não consigo me conformar mesmo que alguém compre!!



Letox,

é melhor você ir se conformando, pois na linha do seu raciocínio, nenhum carro deveria ser comprado, pois todos estão super faturados (infelizmente), não é mesmo?

Mas, se todos os carros fossem mais equipados e mais baratos, não conseguiríamos mais andar com eles nas ruas, pois nas grandes cidades, já estão congestionadas, imagine mais gente comprando?

Autor:  Roberto Bertoche [ 20 Ago 2016 01:39 ]
Título:  Re: HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

Hahaha.

Gostaria de dirigir uma Blazer dessas da foto.
Mas na minha cidade ou no Rio de Janeiro, os HB20X, seriam mais rápidos que essas Blazers, muito mais.

Como não tenho dirigido carros de polícia, só me resta o videogame. :)

Abraço.

Autor:  ianisgreek [ 20 Ago 2016 14:49 ]
Título:  Re: HB20X e Onix Activ fazem duelo dos aventureiros pop

Colega Eduardo, veja vc que enquanto a GM insistir com essa antiga e famigerada linha de motores 4 cilindros 1.4 de 8 válvulas, ela com certeza nunca vai conseguir convencer a uma boa parcela de consumidores a comprar os seus veículos compactos e pequenos que ainda estão equipados com essa defasada mecânica ...

E nesse caso aqui, é a mecânica de tecnologia bem mais atualizada do HB20X que dá um verdadeiro show a parte em cima desse Onix ... rsrsrsrsrsrs!!!

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/