brponte escreveu:
Pessoal,
Acho que esse tópico vale para o HB também, alem do HB-X
Quando eu ligo meu carro, ele liga bem acelerado, vai a 2000RPM e cai só depois de um tempinho é que vai para os normais 850RPM.
Todos os meus outros carros isso não acontecia, é normal ??
Outra coisa, com quantos giros os automáticos de vocês trocam de marcha ? O meu esta trocando com 2000RPM, trocando na mão em 2500 o carro fica muito mais esperto.
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Colega Bruno, essa aceleração um pouco mais elevada quando se liga o motor frio é absolutamente normal e acontece tb com outros veículos atuais equipados com os modernos sistemas de injeção eletrônica !
E no caso dos càmbios automáticos, eles já são programados pela ECU para analisar constantemente todas as situações possíveis de funcionamento do veículo e assim ele decide qual é a melhor rotação para se trocar as marchas do veículo a qualquer momento !
Nesses casos, tb é fortemente recomendado pelos fabricantes de veículos, para se evitar ao máximo e não se intrometer no funcionamento normal dos câmbios aut. trocando as marchas quando bem se desejar pq poderá nesse caso, estar sem saber forçando o motor em determinadas situações de uso e isso é prejudicial quanto à uma máxima durabilidade do motor !
Exemplo : Vc sai normalmente da garagem da sua casa com o seu veículo aut. com o motor ainda frio e começa a se intrometer no câmbio aut. dele abreviando por sua conta própria as trocas de marcha talvez com a desculpa de estar economizando combustível um pouco mais, mas lembre-se que nesse caso, vc tb estará forçando desnecessariamente o seu motor pq os câmbios aut. sabem melhor do que qualquer um qual é o melhor momento para se trocar as marchas em quaisquer situações de uso, tanto para haver a máxima economia de combustível, como tb para se obter uma conservação máxima do motor, isso é um fato já mais do que amplamente comprovado, portanto podemos apostar alto nisso !
Obs : Única excessão a essa regra citada aqui é quando se está descendo uma descida mais acentuada principalmente em descidas de serra com veículos aut. e nesses casos, pode-se perfeitamente reduzir manualmente as marchas para deter um pouco mais a velocidade e assim, tb auxiliar e poupar um pouco mais os freios do veículo !
Nas demais situações, é recomendado que se deixe que tanto o programa normal e o sport dos câmbios automáticos façam o seu trabalho sozinhos !
É isso aí colega, valeu !