E ontem a noite, foi mais um novo encontro com uma rodada de amigos comentando sobre os veículos e os seus respectivos motores ...
E eu explicava para essa turma que no caso dos motores flex , que na realidade, foi a gasolina infelizmente que acabou por prejudicar a obtenção de um melhor rendimento geral para esse tipo de motor sempre quando ele estiver abastecido com etanol por um simples e óbvio motivo :
A taxa de compressão resultante desses atuais motores flex acabou ficando mais baixa e se mostrando bem mais ideal para a gasolina do que para o etanol.
E isso ocorre pq se a engenharia de motores desses fabricantes optasse em selecionar uma taxa de compressão um pouco maior do que essa atual justamente para beneficiar um melhor rendimento com etanol, porém quando esse mesmo motor fosse alimentado somente com gasolina, ele simplesmente iria se auto-destruir rapidinho com as detonações e as pre-ignições constantes, justamente devido a falta de uma maior octanagem dessas nossas gasolinas quando comparadas com a elevada octanagem disponível com o etanol.
Lembro-me bem da nostálgica e inesquecível boa época dos motores 100% a etanol de 2002 para trás , em que esses motores eram montados com altas taxas de compressão no caso dos aspirados e que devido a isso, apresentavam um ótimo torque que sobrava na maioria das vezes em qq viagem e até mesmo rodando pelo transito urbano.
E no caso dos motores turbo , a taxa de compressão era tbm um pouco mais elevada do que a encontrada hoje nos atuais motores turbo flex.
De onde havia muito torque e potência de sobra e que muitas vezes até faltava naquela época, um câmbio de marchas ainda mais longas para aproveitar melhor todo esse ótimo rendimento apresentado por esses motores 100% a etanol daquela época !
E a única desvantagem percebida desses motores a etanol daquela época quando comparados com essa atual geração de motores aspirados e os turbo flex que temos atualmente era o maior consumo médio mostrado por eles , mas é lógico e isso era devido a falta dessa óbvia evolução tecnológica recebida de uns 20 a 25 anos para cá, em toda essa nova geração de motores flex atuais.
Agora, vamos ver e aguardar por essa nova tecnologia desses novos motores híbridos flex tanto os aspirados e tbm os turbo e ver se eles de fato, vão mesmo apresentar um rendimento ainda melhor do que esse que estamos vendo nesses nossos veículos flex atuais !
Obs : E não se esqueçam tbm que a dona Stellantis já tem prontinho e guardado nas suas gavetas, o interessante projeto desse seu novo motor T270 de 4 cilindros 1.3 turbo alimentado 100% a etanol e que segundo ela mesma anunciou , que já se conseguiu com esse seu novo motor turbo a etanol, um rendimento em consumo semelhante ao desse mesmo motor com gasolina, tamanha é a evolução tecnológica empregada nesse seu novo projeto.
E assim, estamos torcendo para ela de fato lançar logo esse seu novo motor 1.3 turbo e 100% a etanol e vcs podem apostar que eu serei sim, um dos primeiros compradores a experimentar essa novidade e desde já , fico bem impaciente por isso !!!
Antes que eu esqueça de comentar, se esse motor T270 1.3 turbo flex da Stellantis deu 185 cvs e 27,5 kgfm de torque com etanol e calibrado para essa sua versão flex, imaginem então que ele ainda vai ganhar com certeza um pouco mais de desempenho quando ele for calibrado e alimentado somente para 100% de etanol !!!
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