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 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 09 Abr 2015 18:54 
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viterbo escreveu:
Frentista tem quota para "vender" produtos.


Fato!
Tenho um amigo dono de postos de combustível. Certa vez, em meu carro anterior, comprei um aditivo para gasolina, mas como já tinham me informado antes, somente utilizei metade do frasco e guardei o restante. Notei que o frentista ficou muito frustrado. Depois perguntei ao meu amigo o motivo e ele me disse que os frentistas ganhavam dos vendedores de aditivo 1 real por tampinha apresentada. :o :lol:

viterbo escreveu:
Há casos de motores que TRAVAM por excesso de óleo completado a cada abastecimento!

bernardo_bee escreveu:
o excesso de óleo FODE o catalisador totalmente também.


Por isso que existe o nível máximo, acima disso há a probabilidade de aumentar a pressão no sistema, o que poderá ocasionar rompimentos e consequentemente os vazamentos.

Abraços,

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 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 01 Mai 2015 00:47 
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Registrado em: 14 Nov 2012 02:50
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Que houve a mistura de dois tipos distintos de aditivo, isso todo mundo percebeu. Essa mistura forma uma reação química e cria um lodo o sistema de arrefecimento, que pode causar o antupimento do radiador, galerias do broco, danificar válvula termostática, etc.

Todo sistema de arrefecimento é selado, afinal eles trabalham geralmente com pressão máxima entre 1bar e 1,5bar dependendo do carro. Mesmo assim é possível que o fluido baixe, a pressão eleva e pode vazar pequenas gotas por uma braçadeira que está mal apertada e só permite o vazamento quando aquecido e pressurizado. Hoje em dia muitos carros vem com braçadeiras de pressão, essas são mais fáceis de perder a sua eficiência.

Acho que o HB20 tem como principal reservatório o próprio radiador, enquanto o vaso de expansão serve apenas para ajudar a manter o nível, não tendo as famosas linhas de retorno e envio. Quando o motor aquece, é normal o nível baixar, quando esfria o nível sobe. Se abrir a tampa do radiador com o carro quente, o líquido irá derramar.

Quando o nível está baixo, SEMPRE complete com água até poder levar o carro na concessionária, evitando exatamente a mistura entre tipos distintos de aditivos. A cor do aditivo é somente um corante, a cor nada tem haver com a fórmula. Assisti um vídeo na fábrica da Radiex aonde eles explicavam que as vezes uma determinada fábrica que padronizar de uma determinada cor, as vezes o cliente prefere de outra, mas a fórmula é exatamente a mesma (ex: a Radiex fabrica o R1832 verde, rosa, azul, amerelo, o que muda é o corante e não a fórmula, por exemplo). Talvez a cor escura que você viu, seja a mistura do aditivo de cor verde com a cor vermelha e não ferrugem.

O HB20 tem bloco em alumínio, mas existem várias outras partes que são em ferro, como as próprias camisas dos pistões, o radiador, a válvula termostática, talvez a bomba d'água e algum cano do sistema. Não é porque o bloco do motor é em alumínio, que não vai enferrujar, isso não existe. O próprio radiador tem uns 7 ou 8 tipos diferentes de metais lá dentro.

Cor de aditivo não quer dizer que ele está na validade. Tivemos um Vectra que a água estava bem rosinha, nunca havia sido colocado 1ml de nada mais lá dentro, somente o que veio de fábrica e com pouco mais de 5 anos já não tinha 10% de etilenoglicol no sistema, mas mesmo assim ele estava bem limpo.

São dicas para enriquecer o conhecimento.


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 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 01 Mai 2015 15:21 
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Muito boa explanação.

Só para acrescentar: a água sempre tem que ser desmineralizada, nunca colocar de torneira.

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 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 06 Mai 2015 21:27 
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PHJ escreveu:
Que houve a mistura de dois tipos distintos de aditivo, isso todo mundo percebeu. Essa mistura forma uma reação química e cria um lodo o sistema de arrefecimento, que pode causar o antupimento do radiador, galerias do broco, danificar válvula termostática, etc.

Todo sistema de arrefecimento é selado, afinal eles trabalham geralmente com pressão máxima entre 1bar e 1,5bar dependendo do carro. Mesmo assim é possível que o fluido baixe, a pressão eleva e pode vazar pequenas gotas por uma braçadeira que está mal apertada e só permite o vazamento quando aquecido e pressurizado. Hoje em dia muitos carros vem com braçadeiras de pressão, essas são mais fáceis de perder a sua eficiência.

Acho que o HB20 tem como principal reservatório o próprio radiador, enquanto o vaso de expansão serve apenas para ajudar a manter o nível, não tendo as famosas linhas de retorno e envio. Quando o motor aquece, é normal o nível baixar, quando esfria o nível sobe. Se abrir a tampa do radiador com o carro quente, o líquido irá derramar.

Quando o nível está baixo, SEMPRE complete com água até poder levar o carro na concessionária, evitando exatamente a mistura entre tipos distintos de aditivos. A cor do aditivo é somente um corante, a cor nada tem haver com a fórmula. Assisti um vídeo na fábrica da Radiex aonde eles explicavam que as vezes uma determinada fábrica que padronizar de uma determinada cor, as vezes o cliente prefere de outra, mas a fórmula é exatamente a mesma (ex: a Radiex fabrica o R1832 verde, rosa, azul, amerelo, o que muda é o corante e não a fórmula, por exemplo). Talvez a cor escura que você viu, seja a mistura do aditivo de cor verde com a cor vermelha e não ferrugem.

O HB20 tem bloco em alumínio, mas existem várias outras partes que são em ferro, como as próprias camisas dos pistões, o radiador, a válvula termostática, talvez a bomba d'água e algum cano do sistema. Não é porque o bloco do motor é em alumínio, que não vai enferrujar, isso não existe. O próprio radiador tem uns 7 ou 8 tipos diferentes de metais lá dentro.

Cor de aditivo não quer dizer que ele está na validade. Tivemos um Vectra que a água estava bem rosinha, nunca havia sido colocado 1ml de nada mais lá dentro, somente o que veio de fábrica e com pouco mais de 5 anos já não tinha 10% de etilenoglicol no sistema, mas mesmo assim ele estava bem limpo.

São dicas para enriquecer o conhecimento.


Sem dúvidas que o motor mesmo sendo ''inteiro'' de alumínio a partes que não são..e nem tem como ser..como é as camisas por exemplo. Agora é muito improvável que um carro enferruja dentro de tão pouco tempo. Se o bloco fosse de ferro eu até ficaria quieto, pois cansei de limpar e repor aditivo dos VW e Fiat de casa.


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 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 06 Mai 2015 21:49 
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Registrado em: 14 Nov 2012 02:50
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O que enferruja primeiro nem é o bloco, mas o radiador. De qualquer forma não é rápido mesmo não, leva alguns meses.

Eu ainda acho que a cor parecida com ferrugem foi a mistura de duas cores diferentes de aditivo.


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 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 17 Mai 2021 11:31 
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Registrado em: 17 Mai 2021 10:48
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rafael20 escreveu:
O aditivo que vem com o carro é a base de etilenoglicol.
Recentemente a RADIEX lançou uma linha que não leva etilenoglicol, a base de polímeros, ou seja um aditivo biodegradável.
Onde quero chegar é que o pai do rapaz colocou exatamente esse a base de polímero, porém para usar esse novo é necessário limpar todo o sistema...
Mas tomem cuidado que a cor não indica composição alguma, pois a RADIEX também oferece o aditivo a base de polímero na cor azul, a MESMA do HB, e ele também não é compatível.

Portanto em casos emergenciais que por um acaso precise repor uma grande quantidade de líquido refrigerante procurem na embalagem pela composição etilenoglicol e não irá causar nenhum dano, mas eu prefiro não misturar marcas... Em pouca quantidade vai na água mesmo, de preferência desmineralizada.
No meu caso comprei na Hyundai uma garrafa e completo pouquíssima coisa em casa para manter a proporção do aditivo.


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 Título: Re: Fluído de arrefecimento - Problemas...
MensagemEnviado: 17 Mai 2021 22:34 
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IVETE escreveu:
rafael20 escreveu:
O aditivo que vem com o carro é a base de etilenoglicol.
Recentemente a RADIEX lançou uma linha que não leva etilenoglicol, a base de polímeros, ou seja um aditivo biodegradável.
Onde quero chegar é que o pai do rapaz colocou exatamente esse a base de polímero, porém para usar esse novo é necessário limpar todo o sistema...
Mas tomem cuidado que a cor não indica composição alguma, pois a RADIEX também oferece o aditivo a base de polímero na cor azul, a MESMA do HB, e ele também não é compatível.

Portanto em casos emergenciais que por um acaso precise repor uma grande quantidade de líquido refrigerante procurem na embalagem pela composição etilenoglicol e não irá causar nenhum dano, mas eu prefiro não misturar marcas... Em pouca quantidade vai na água mesmo, de preferência desmineralizada.
No meu caso comprei na Hyundai uma garrafa e completo pouquíssima coisa em casa para manter a proporção do aditivo.



Está correta essa citação e portanto a realidade é mesmo, concordo plenamente com o colega Rafael20 !

Foi ótimo e esclarecedor esse comentário !

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