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 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 06 Mai 2015 14:23 
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É uma questão interessante.

Realmente não faço ideia se a contaminação é por causa do ar, ou do uso.

O sistema em si não é selado e possui ar nele, até pq o reservatório possui um nível máximo e o resto é composto por ar, mesmo no sistema aonde os discos e pastilhas são novos, por exemplo.

Eu levei a acreditar que a contaminação se devia ao uso pois tenho uma latinha de ATE DOT4 que foi aberta há mais de um ano e não há contaminação nela, mesmo abrindo de vez em quando para testar. A lata em si já está oxidando por fora. Farei um vídeo esses dias.


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 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 06 Mai 2015 14:27 
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PHJ escreveu:
Dexter escreveu:
PHJ

Excelente seu cuidado com carro, mas essa contaminação do fluido de freio, pode ser porque vc abre o reservatório todo mês para verificar o fluido, pois o mesmo por ter propriedade higroscópio, ou seja, possui a característica de absorver a umidade existente no ar.


Tenho minhas dúvidas quanto a isso, vou lhe explicar o motivo.

Quando comprei a caneta para testes, eu comprei junto um equipamento para fazer a sangria do sistema de freio, um recipiente que abasteço com o fluido de freio, enquanto sugo com uma bomba o fluido usado pela sangria.

Sobrou cerca de 300ml do ATE DOT4, que eu coloquei de volta na lata, inclusive posso fazer um video monstrando. Sempre que eu lembro de olhar a lata, faço o teste e esse fluido se mantém com 0% de contaminação, mesmo abrindo com certa constância, assim como o reservatório do carro.

A diferença é que o fluido do carro sofre com o aquecimento e resfriamento da linha de freio, enquanto o da latinha não. Essa latinha está aberta desde antes da aquisição do Up!, tem pouco mais de um ano, pois comprei em Março/14.

Minha avó possui um Fox Trend 1.6 com 2 anos e 6 meses de uso e 5.000Km rodados. Nunca havia sido verificado o fluido de freio, esses dias eu resolvi testar e a caneta indicava 4% ou mais de contaminação.

O que eu acredito que faça ele se desgastar não é nem o contato com o ar, mas o fato dele esquentar e esfriar.


PHJ,

Valeu pela explicação, é que uma vez vi uma reportagem falando que não era aconselhável ficar abrindo o reservatório do óleo de freio para ver o nível, e que o óleo tem propriedade higroscópio, então achei que contaminava fácil.


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 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 06 Mai 2015 14:46 
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Dexter escreveu:
PHJ,

Valeu pela explicação, é que uma vez vi uma reportagem falando que não era aconselhável ficar abrindo o reservatório do óleo de freio para ver o nível, e que o óleo tem propriedade higroscópio, então achei que contaminava fácil.


Pois é isso mesmo, se ficar aberto, contamina mais rápido sim.

Como aqui já disseram, o fluido de freio é higroscópico, ou seja, absorve a umidade.
A entrada de umidade ocorre no reservatório do fluido devido ao respiro na tampa e com o passar do tempo, a troca de ar que passa pelo respiro - e usar os freios aumenta a velocidade dessa troca, pois a cada freada entra ar pelo respiro e depois sai quando se solta o freio - provoca o aumento na quantidade de água no fluido.

A água pode causar dois tipos de problemas: a oxidação de componentes (diminuindo a vida útil do sistema) e também a diminuição do ponto de ebulição do fluido, que se ferver em situações de uso intenso, vai resultar na falha do sistema, que ocorre comumente nas “descidas de serra”, onde o sistema é exaustivamente usado, causando perda de eficiência.

Abraço,

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 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 06 Mai 2015 16:06 
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É exatamente por isso que eu monitoro, quando atinge entre 2% ou 3% eu já faço a substituição.

Ir rodando sem verificar, ninguém nunca vai ter a estimativa de quanto tempo o fluido dura.

Enfim, eu verifico mensalmente pois tenho os equipamentos para troca, gasto no máximo o valor do fluido.


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 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 12 Mai 2015 09:59 
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Pessoal, ontem eu colhi um dado interessante.

Um conhecido foi na loja aonde estou instalando meu som, ele estava com um HB20s da empresa a qual ele trabalha. A questão é que ele viaja muito, o carro tem 4 meses de uso e 26.700Km rodados. Por coincidência, a caneta de testes estava dentro do meu carro. Pedi a ele para verificar o fluido de freio e ele deixou. Abri a tampa, removi a peneira e coloquei a caneta. Resultado? 3% de contaminação. O nosso é poucos dias mais novo que o dele e tem o fluido bem menos contaminado, visto que provavelmente usamos menos o freio.

Não posso afirmar com certeza, mas acredito que o uso deteriora muito mais o fluido que o contato com o ar.


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 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 12 Mai 2015 10:05 
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PHJ escreveu:
Não posso afirmar com certeza, mas acredito que o uso deteriora muito mais o fluido que o contato com o ar.


Mas isso não é óbvio?

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 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 12 Mai 2015 10:42 
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Ricardo de Melo escreveu:
PHJ escreveu:
Não posso afirmar com certeza, mas acredito que o uso deteriora muito mais o fluido que o contato com o ar.


Mas isso não é óbvio?


É sim mais ou menos óbvio porque é o uso que coloca o fluido em contato com o ar.
Quando a gente aperta o pedal a bomba manda fluido para pressionar os pistões que apertam as pastilhas contra os discos. Ao fazer isso, entra ar no reservatório - pelo respiro - para ocupar o espaço do fluido enviado pela bomba. Ao soltar o pedal, os pistões retornam, fazendo o fluido retornar ao reservatório e isso faz sair - pelo respiro - ar do reservatório.
Ou seja, o uso do freio é que faz entrar e sair ar do reservatório e é esse ar que entra e sai do reservatório, a cada freada, que deixa sua umidade no fluido.
Abraço,

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