Bem-vindo: 19 Mai 2024 11:31

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 19 Jan 2015 15:12 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Fev 2013 12:35
Mensagens: 241
ianisgreek escreveu:
Olá colegas !

No inicio de janeiro 2015 levei meu HB20 1.6 para fazer a segunda revisão obrigatória e gratuita na CCS HMB daqui da minha cidade de 20000 kms ou 2 anos de uso do veículo !

Fizeram o serviço corretamente, EXCETO quanto à substituição de todo o fluido de freio e do sistema de embreagem do meu veículo ...

E explicando aqui, quaisquer fluidos de freios fabricados atualmente no mundo, não importa se é DOT 3, 4, 5 ou mesmo o 5,1, todos eles tem a propriedade de serem higroscópicos, ou seja, eles absorvem a umidade do ar atmosférico e por isso mesmo, eles se deterioram com o tempo, razão essa da OBRIGATORIEDADE de que sejam substituídos sempre a cada 2 anos de uso de qualquer veículo, sob pena do sistema de freios/embreagem perder eficiência devido ao fato comprovado de que fluido de freio vencido perde rapidamente o seu alto ponto de ebulição e numa solicitação maior do sistema de freios numa descida de serra por exemplo, esse fluido velho pode ferver e com isso, haveria falhas perigosas na frenagem !

Perguntei ao mecânico que realizava a revisão do meu HB20 se não seria realizada essa troca necessária desse fluído e ele disse desconhecer essa instrução por parte da Hyundai do Brasil de efetuar essa substituição desse fluído que eu comentei com ele e que inclusive isso não constava no próprio manual de serviços da oficina da CCS !

Insisti com o mecânico para ele realizar essa manutenção no meu HB20 falando com ele da urgência incondicional dessa manutenção específica mas ele disse que somente com autorização expressa da HMB !

Entrei em contato com o SAC da HMB e apesar do meu extremo e cansativo esforço em demonstrar a REAL e COMPROVADA NECESSIDADE dessa substituição impreterivelmente a cada 2 anos de uso do veículo, eles me afirmaram que no Manual do Proprietário do HB20 nas páginas 7-10 e 7-11 explica que em todas as revisões deve-se " Inspecionar e se necessário, ajustar, corrigir, limpar ou substituir " !!!

Então, diante dessa orientação técnica falha e pouco objetiva do manual dos HB20, mostrei ao atendente do SAC da HMB que não é "se necessário substituir" mas que é tecnicamente comprovado que DEVE-SE SIM SUBSTITUIR preventivamente a cada 2 anos de uso, todo o fluido do sistema de freios/embreagem dos HB20 senão esse fluído iria se deteriorar cada vez mais e em um dado momento, ele iria comprometer todo o sistema, tanto de freios como da embreagem sem falar que esse fluído velho estragaria tb prematuramente todas as peças envolvidas nesses sistemas !!!

Mas infelizmente o meu esforço foi em vão, e eu apenas solicitei a HMB que arcasse com as despesas referentes à mão de obra desse serviço para ser incluído nessa segunda revisão e que eu pagaria naturalmente pelo fluído de freios, e que se em ultima instancia isso fosse impossível, que pelo menos o SAC da HMB autorizasse a CCS HMB da minha cidade para realizar em caráter extra e por minha conta, essa manutenção preventiva no meu HB20 !

Por isso, deixo aqui a todos os colegas, esse importante alerta sobre essa lamentável falha de manutenção preventiva dos nossos HB20 por parte da HMB !!!

Obs : Vcs podem verificar até nos manuais do proprietário de outras marcas de veículos que esse serviço está expressamente indicado levando-nos à conclusão obvia de que foi mesmo uma falha técnica imperdoável da HMB e o pior de tudo, que eles infelizmente à princípio, insistem em não reconhecer !!!


====================================

Tenho uma observação a fazer.

Ja tive vários outros carros de VW, Fiat, Ford e agora Hyundai, observei que sempre quando eu lavava meu outros carros e jogava agua com abundância nas rodas saia um caldo preto oleoso das rodas dianteiras e no meu HB20 não sai esse caldo preto, sou leigo no assunto, mais a sensação que dá é que o desgaste do fluido seja menor do que das outras montadoras, não gosto de lavar carro em lavador pois usam produtos agressivos para pintura e faróis, então prefiro eu mesmo por a mão na massa e dar akele trato com Cera 915 Collinite......

E ai pessoal o que vcs me dizem sobre essa observação ???? alguem mais ja notou isso???

_________________
HB20 Comfort Plus 1.0 Vermelho "Last Interceptor" kkkkkk

Minha humilde garagem http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=9898&p=110478#p110478


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 19 Jan 2015 16:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
MadMax escreveu:
Tenho uma observação a fazer.

...sempre quando eu lavava meu outros carros e jogava agua com abundância nas rodas saia um caldo preto oleoso das rodas dianteiras e no meu HB20 não sai esse caldo preto, sou leigo no assunto, mais a sensação que dá é que o desgaste do fluido seja menor do que das outras montadoras...

E ai pessoal o que vcs me dizem sobre essa observação ???? alguem mais ja notou isso???


Esse caldo preto que você vê é feito de pó de pastilha, fuligem de disco e água.
O fluido de freios não entra nessa composição, a não ser que esteja vazando.

Na verdade, exceto quando há vazamentos, o fluido se desgasta na medida em que ele absorve água do ar, por aquele pequeno respiro que há na tampa do reservatório. Após um tempo de uso, quando houver mais água do que determinada quantidade, ele deve ser trocado.

Antigamente não havia meio barato de testar e nem compensava, então a recomendação era trocar no máximo a cada 2 anos.
Hoje em dia, como postei acima, já existem equipamentos de teste que permitem saber se o fluido ainda dentro das especificações e, caso contrário, efetuar a troca.
O meio ambiente e o seu bolso agradecem.

Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 19 Jan 2015 18:43 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Out 2012 23:35
Mensagens: 1194
Localização: São Paulo
Roberto Bertoche escreveu:
MadMax escreveu:
Tenho uma observação a fazer.

...sempre quando eu lavava meu outros carros e jogava agua com abundância nas rodas saia um caldo preto oleoso das rodas dianteiras e no meu HB20 não sai esse caldo preto, sou leigo no assunto, mais a sensação que dá é que o desgaste do fluido seja menor do que das outras montadoras...

E ai pessoal o que vcs me dizem sobre essa observação ???? alguem mais ja notou isso???


Esse caldo preto que você vê é feito de pó de pastilha, fuligem de disco e água.
O fluido de freios não entra nessa composição, a não ser que esteja vazando.

Na verdade, exceto quando há vazamentos, o fluido se desgasta na medida em que ele absorve água do ar, por aquele pequeno respiro que há na tampa do reservatório. Após um tempo de uso, quando houver mais água do que determinada quantidade, ele deve ser trocado.

Antigamente não havia meio barato de testar e nem compensava, então a recomendação era trocar no máximo a cada 2 anos.

Hoje em dia, como postei acima, já existem equipamentos de teste que permitem saber se o fluido ainda dentro das especificações e, caso contrário, efetuar a troca.
O meio ambiente e o seu bolso agradecem.

Sds.

Apesar de confundir fluido com pó de pastilha, ele teve uma boa percepção quanto as rodas sujarem menos no hb20 comparando com outros veículos. Também percebo isso. Vem de encontro com o que ouvi do técnico na ccs: que as pastilhas do hb20 eram especiais (longa duração).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 19 Jan 2015 18:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
É verdade.
Tem um amigo me chateando de que eu ainda não troquei as pastilhas do meu carro.
- Que eu tenho que ver isso, que com segurança não se brinca e tals.
Lembrando dele, na revisão dos 50 mil pedi expressamente para verificarem as pastilhas, nem precisava - está no check list da revisão, mas nada, elas estão boas ainda.

Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 20 Jan 2015 12:59 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Fev 2013 12:35
Mensagens: 241
Após ver esse topico resolvi eu mesmo por a mão na massa, comprei dois frascos de fluido de freio Dot4 SL da marca ATE (Marca Alemã) por apenas R$ 17,50 cada frasco ..... eu mesmo fiz a substituição do meu fluido de freio de forma correta, pois acredito que nem o pessoal da concessionária faz o procedimento correto pelo menos na VW Cacel o procedimento feito no meu G5 foi de forma errada....segui as dicas desse video que eu venho compartilhar com vcs..... eu mesmo fiz a troca na minha hora de almoço 40min foram necessarios..... e agora fluido novo e o freio ta 100%.... é necessário um amigo ficar bombando o freio...seguir a risca as dicas que dará tudo certo.... eu não tenho experiência alguma em mecanica e consegui..... segue o video do Dr Carro explicando como é feito o procedimento.....

https://www.youtube.com/watch?v=bkUcURYneCo

Valew galera

_________________
HB20 Comfort Plus 1.0 Vermelho "Last Interceptor" kkkkkk

Minha humilde garagem http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=9898&p=110478#p110478


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 20 Jan 2015 13:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
MadMax escreveu:
Após ver esse topico resolvi eu mesmo por a mão na massa, comprei dois frascos de fluido de freio Dot4 SL da marca ATE (Marca Alemã) por apenas R$ 17,50 cada frasco ..... eu mesmo fiz a substituição do meu fluido de freio de forma correta, pois acredito que nem o pessoal da concessionária faz o procedimento correto pelo menos na VW Cacel o procedimento feito no meu G5 foi de forma errada....segui as dicas desse video que eu venho compartilhar com vcs..... eu mesmo fiz a troca na minha hora de almoço 40min foram necessarios..... e agora fluido novo e o freio ta 100%.... é necessário um amigo ficar bombando o freio...seguir a risca as dicas que dará tudo certo.... eu não tenho experiência alguma em mecanica e consegui..... segue o video do Dr Carro explicando como é feito o procedimento.....

https://www.youtube.com/watch?v=bkUcURYneCo

Valew galera


O que motivou você a trocar? Alguém lhe disse que o fluido de freio do seu carro estava ruim?
Se o carro está na garantia e vem seguindo o plano de manutenção quando nas revisões a cada 10 mil km a CCSS inspeciona o fluido de freio e troca, se necessário, o que fez você achar que o fluido estava ruim?
Apenas desconfiança na CCSS?
Mas o plano de manutenção tem uns 30 itens, você vai desconfiar que eles sejam negligentes em todos os itens?
Ou só no item do fluido de freio?
De qualquer modo, parabéns pelofeito.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 20 Jan 2015 14:52 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Fev 2013 12:35
Mensagens: 241
Roberto Bertoche escreveu:
MadMax escreveu:
Após ver esse topico resolvi eu mesmo por a mão na massa, comprei dois frascos de fluido de freio Dot4 SL da marca ATE (Marca Alemã) por apenas R$ 17,50 cada frasco ..... eu mesmo fiz a substituição do meu fluido de freio de forma correta, pois acredito que nem o pessoal da concessionária faz o procedimento correto pelo menos na VW Cacel o procedimento feito no meu G5 foi de forma errada....segui as dicas desse video que eu venho compartilhar com vcs..... eu mesmo fiz a troca na minha hora de almoço 40min foram necessarios..... e agora fluido novo e o freio ta 100%.... é necessário um amigo ficar bombando o freio...seguir a risca as dicas que dará tudo certo.... eu não tenho experiência alguma em mecanica e consegui..... segue o video do Dr Carro explicando como é feito o procedimento.....

https://www.youtube.com/watch?v=bkUcURYneCo

Valew galera


O que motivou você a trocar? Alguém lhe disse que o fluido de freio do seu carro estava ruim?
Se o carro está na garantia e vem seguindo o plano de manutenção quando nas revisões a cada 10 mil km a CCSS inspeciona o fluido de freio e troca, se necessário, o que fez você achar que o fluido estava ruim?
Apenas desconfiança na CCSS?
Mas o plano de manutenção tem uns 30 itens, você vai desconfiar que eles sejam negligentes em todos os itens?
Ou só no item do fluido de freio?
De qualquer modo, parabéns pelofeito.
Abraço,


==============================================

Meu carro esta com 2anos e 3meses de uso....rodo com o carro diariamente....meu roteiro diario é cidade....br381 e estrada de terra.... e fiz uma pesquisa quanto a recomendações do Fluido de Freio e no geral todas as marcas recomendam 1ano de uso ou no maximo 2anos de uso e a substituição do fluido..... não cheguei a fazer nenhum teste quanto a contaminação do meu fluido.... no manual do HB20 não fala em substituição até os 100mil km.... masssssssssss preferi nesse caso errar pra mais.... efetuar a troca com 2anos de uso...... fiz conforme o video e na hora da troca observei um resíduo escuro decantado no fundo do fluido.....e a cor do meu fluido estava bem escura.... cor verde escuro.....o manual do HB20 recomenda fluido FMVSS116 DOT3 ..... o Fluido da ATE é FMVSS116 porem DOT4 o ponto de fervura é 260º enquanto o original é 205º..... esse Dot3 é usado em carros antigos.... e essa troca antecipada me custou apenas R$ 35,00 acho que valeu a pena.....

Filtro de ar do meu BB20 eu troquei com 20mil km....eu mesmo fiz a troca...comprei o original na hyundai..... tava imundo tinha desde graveto até besouro morto.... rapido e facil de fazer e me custou 29,00 valor do filtro.... em breve vou fazer a troca do Liquido de Arrefecimento na concessionaria mesmo e tb o fluido da Direção Hidráulica..... esses fluidos não são caros por isso acho que vale a pena ser substituído depois de um certo tempo de uso...... meu BB20 uso de forma intensa por isso um cuidado especial com ele.


Anexos:
20141121_080544.jpg
20141121_080544.jpg [ 197.06 KiB | Exibido 7514 vezes ]
2013-11-27 17.24.08.jpg
2013-11-27 17.24.08.jpg [ 355.73 KiB | Exibido 7514 vezes ]
2013-11-26 17.16.07.jpg
2013-11-26 17.16.07.jpg [ 393.42 KiB | Exibido 7514 vezes ]

_________________
HB20 Comfort Plus 1.0 Vermelho "Last Interceptor" kkkkkk

Minha humilde garagem http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=9898&p=110478#p110478
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 20 Jan 2015 15:41 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Show de bola!
Sds

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 24 Jan 2015 01:09 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 30 Set 2012 14:35
Mensagens: 409
O fluido de freio é igual para todos os carros, não é por estar em um Hyundai que ele terá vida infinita...
Concordo com todas as afirmações a respeito da troca periódica e inclusive já troquei do meu carro por conta.
Um ponto que ninguém levantou aqui foi a questão de durabilidade entre DOT3 e DOT4, pois funciona da seguinte maneira: quanto maior o DOT maior será o ponto de ebulição e por consequencia temos freio por mais tempo, porém quanto maior o DOT mais higroscópico é o fluido e sua durabilidade se reduz. Lembrando que um DOT maior não melhora a frenagem, apenas permite o uso severo por mais tempo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 24 Jan 2015 04:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
rafael20 escreveu:
O fluido de freio é igual para todos os carros, não é por estar em um Hyundai que ele terá vida infinita...
Concordo com todas as afirmações a respeito da troca periódica e inclusive já troquei do meu carro por conta.
Um ponto que ninguém levantou aqui foi a questão de durabilidade entre DOT3 e DOT4, pois funciona da seguinte maneira: quanto maior o DOT maior será o ponto de ebulição e por consequencia temos freio por mais tempo, porém quanto maior o DOT mais higroscópico é o fluido e sua durabilidade se reduz. Lembrando que um DOT maior não melhora a frenagem, apenas permite o uso severo por mais tempo.


Sou totalmente contra a troca periódica.
Se existe um teste para saber até quando está bom, tem que trocar quando estiver ruim, antes ou depois do tempo periódico. Não importa o tempo periódico.
Importa apenas que está com umidade e precisa ser trocado ou está sem umidade e pode continuar no sistema.
A natureza, o carro e o bolso agradecem.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB