Alex Rogers escreveu:
O motor é o 1.0? Já muitos relatos de pessoas não conseguindo subir ladeira com esse motor.
Ora, esse motor é semelhante aos 16v, ou seja seu torque máximo normalmente vem em altas rotações, logo, tem que acelerar mesmo pra subir ladeiras e saber usar a embreagem.
O Celta por exemplo que vc citou é um motor 8v que seu torque vem sempre em baixas rotações, daí não precisa acelerar muito pra subir uma ladeira.
Sim, 1.0
Já havia percebido no trânsito que ele rende melhor numa RPM acima de 2.500 (inclusive no acesso a minha garagem, que é uma rampa bem acentuada), e descobri na teoria, que, por ser 12v e somente 3 cilindros, realmente tem que subir um pouco o giro do motor para que ele ande. A diferença de potência em determinadas situações em relação ao celta é gritante. Mas a situação que ocorreu esse superaquecimento e a fumaça não foram tão atípicas a ponto de provocar esse problema, por isso fiquei assustado.
Betox escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Quer dizer que seu carro queimou a embreagem e o marcador de temperatura indicou superaquecimento do motor?
Nunca pensei...
Mas era o marcador da esquerda ou o da direita?
kkkk da esquerda......vi um carinha achando que um era tanque de gasolina e o outro marcador tanque de álcool
vou responder no próprio quote
diogopp escreveu:
Tem coisa errada aí...pode ter certeza!!!
1º - Nunca vi um carro que apresenta superaquecimento da água de resfriamento por "patinar" embreagem.
Achei estranho ocorrer os dois problemas numa mesma situação, apesar de não ter patinado a embreagem e sim subir o morro em 1ª numa rotação entre 1500 e 2500
2º - Vc relata estar rodando com o carro normalmente em uma rodovia, para estar queimando embreagem só se tivesse com o pé descansado nela, pois em rodovia se força muito pouco a embreagem.
estava num trecho urbano, meio a meio entre rodovia e cidade, apenas com trocas de marcha sem exigir demais do carro. Percebi a fumaça logo após subir em 1º marcha menos de 100metros de um morro
3º - Embreagem queimando da um cheiro terrível, e vc não relata isto.
era uma noite chuvosa, mas sentia sim um cheiro de queimado, mas como a temperatura do carro subiu quase que instantemente logo interpretei como motor fervendo. Já havia sentido o cheiro de queimado antes, mas de forma mais sútil. Imaginei que fosse do escapamento e um cheiro característico de motor novo (quando fiz o motor de um gol na primeira semana ainda exalava cheiro de óleo queimado; quando troquei o escapamento do celta, ainda sentia o cheiro de metal-óleo virgem sendo queimado).
4º - Vc disse ter completado 1 Litro de água no sistema de arrefecimento (novamente o que tem haver radiador com a embreagem)
aguardei mais ou menos meia hora antes de pôr água no radiador, até que o motor esfriasse pela metade, de acordo com o painel. Até então não imaginei que se tratava de um problema na embreagem
5º - O Ar quente não funcionava, o ar quente vem de um trocador de calor que usa água do arrefecimento para isto, logo sem água sem ar quente, Não vejo relação do ar quente com a embreagem.
já vi alguém dizendo que ligar o ar quente acelera o resfriamento do motor. O carro passou ontem na Caoa sem que constatasse qualquer problema ligado a má refrigeração, mas ainda estou no aguardo do posicionamento fina da equipe técnica
agora atualizando a informação, já que acabei de falar com a oficina o veridito final nas palavras do mecânico: "cara, soltou o selo do bloco do motor. Agora como eu não faço ideia."
Resumindo, vão abrir um processo, desmontar o motor, aguardar a fábrica e ver como vão fazer...ou seja...20 a 25 dias sem carro
Abre o olho...vc pode estar com problema no radiador ou bomba d'agua, válvula termostática, alguma coisa relacionada a isto