Hyundai HB20 Clube
https://www.hb20clube.com.br/

O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
https://www.hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=28&t=2393
Página 4 de 6

Autor:  ianisgreek [ 31 Jan 2013 10:54 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

Buzon escreveu:
ianisgreek escreveu:
Buzon escreveu:
E qual o motivo deste topico estar em "enquetes"?

Obs, Só pra constar, o fluido do meu carro é totalmente transparente.
Bom dia amigo, desculpe-me ai, eu achei que era para colocar esses novos assuntos em enquetes, foi mal ! E respondendo à sua afirmação, então vc viu que o fluido é claro, um amarelo quase transparente, então ele é DOT 3, porque os fluidos DOT 4 são avermelhados para serem identificados e diferenciados dos demais, assim como os TOP QUALITY DOT 5 usado na maioria dos carros importados são esverdeados. ! Abraço !


Acho que vc não esta muito certo disto meu amigo..


Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio

Especificação Mínima


Tipo / Cor usual /Seco/Húmido/Seco/Húmido

DOT 3 (azul a verde)/205 ºC/140 ºC/220 ºC/150 ºC

DOT 4 (vermelho a âmbar)/230 ºC/155 ºC/260 ºC/170 ºC

DOT 5 (cristalino, base silicone)/260 ºC/180 ºC/270 ºC/190 ºC

DOT 5.1 (amarelo a cristalino)/260 ºC/180 ºC /270 ºC/190 ºC

http://www.scooterclube.com.br/index.ph ... para-freio

Com base nesta informação e seu comentario que o fluido de freio do hb20 é um amarelo quase transparente, sub-entende-se que o fluido de freio usado no hb20 é o DOT 5.1.

O melhor? não?

Apesar que no manual diz DOT3
Oi Buzon ! Bom dia amigo ! Eu devo uma explicação tanto para vc como para todos os outros meus colegas aqui deste clube : Eu continuei pesquisando sobre esse fluido de freios DOT 3 dos nossos HB20 e descobri que realmente foi lançada uma VERSÃO ALTA PERFORMANCE dele visando atender os exigentes e sofisticados sistemas de freios com ABS e EBD dos carros modernos lançados ultimamente. Até alguns importados famosos estão equipados com este fluido especial DOT 3. A explicação provavel do porque dos fabricantes não terem lançado mão diretamente no fluido DOT4 é a viscosidade que no DOT3 é maior, por isso preferiram modernizar o fluido DOT3 no lugar de utilizarem direto o DOT4 ! É isso ai pessoal, peço desculpas a todos aqui, mas continuo de olho atento aos nossos HB 20 !!! Abraços !

Autor:  diogoacpaes [ 31 Jan 2013 14:13 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

Então quer dizer que nosso fluido eh o DOT 3 alta performance?

Autor:  ianisgreek [ 31 Jan 2013 19:55 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

diogoacpaes escreveu:
Então quer dizer que nosso fluido eh o DOT 3 alta performance?
Pode apostar que sim Diogo, e a prova é a nova cor desse fluido, amarelo claro em todos os carros novos e até em alguns importados que vem de fábrica com a nova versão do fluido DOT 3 dessa mesma cor! Comparando com o fluido de freio DOT3 tradicional, o comum, ele vem na cor esverdeado. Valeu amigos, abraços !

Autor:  diogoacpaes [ 01 Fev 2013 00:26 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

ianisgreek escreveu:
diogoacpaes escreveu:
Então quer dizer que nosso fluido eh o DOT 3 alta performance?
Pode apostar que sim Diogo, e a prova é a nova cor desse fluido, amarelo claro em todos os carros novos e até em alguns importados que vem de fábrica com a nova versão do fluido DOT 3 dessa mesma cor! Comparando com o fluido de freio DOT3 tradicional, o comum, ele vem na cor esverdeado. Valeu amigos, abraços !


Já vi que nosso carrinho eh show mesmo kkkkk

Autor:  acbcamargo [ 02 Fev 2013 11:17 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

Pessoal , a questão do oleo , parece que realmente ja foi substituido e existe uma variavel de utilização o meu 1.6 comfort plus com pack audio , ja está utilizando o oleo dot4 , o restante do modelo tem que observar para ver qual é o oleo, no meu caso o carro está sendo avaliado por uma falta de freio em uma situação de emergencia coloquei ele aqui na pateo recife o atendimento é otimo quando sair o resultado posto para vocês

Autor:  ricardocl_ [ 17 Fev 2013 16:51 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

acbcamargo escreveu:
Pessoal , a questão do oleo , parece que realmente ja foi substituido e existe uma variavel de utilização o meu 1.6 comfort plus com pack audio , ja está utilizando o oleo dot4 , o restante do modelo tem que observar para ver qual é o oleo, no meu caso o carro está sendo avaliado por uma falta de freio em uma situação de emergencia coloquei ele aqui na pateo recife o atendimento é otimo quando sair o resultado posto para vocês


E ai? nada ainda ?

Autor:  turbo95 [ 27 Fev 2013 05:29 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

ianisgreek escreveu:
Boa noite pessoal do clube HB20 !
Ao retirar meu HB20 1.6 confort. plus da revenda , a primeira coisa que fiz foi ler calmamente e com atenção o manual do carro, e qual não foi minha surpresa ao perceber que nosso querido HB20 AINDA utiliza o antigo e famigerado fuido de freio de especificação DOT 3 ! Me desculpe todo o departamento de engenharia da HMB, mas esse fluido lançado na decada de 80 já está mais do que ULTRAPASSADO gente !!!!!!!!! Ainda mais usado em um carro moderno e revolucionário como os nossos HB20 !!! Pegou mal !!!! Puxa vida, ja foi lançado o fluido de freios de especificação DOT 4 e até o DOT 5 e a Hyundai dá uma "mancada " dessas ? Sinceramente eu gostaria que os engenheiros da linha de montagem ou de manutenção me dessem uma justificativa cabível e convincente pq eu não sou nenhum LEIGO em mecanica automotiva não DOUTORES da HYUNDAI ! E graças a Deus o que sei de mecanica não foi só aprendido aqui no Brasil não, foi nos EUA ( considerado mundialmente como o paraiso dos automoveis) em apenas 13 viagens que fiz por lá. Vamos a uma rápida explicação amigos : o fluido de freios deve suportar as altas temperaturas do sistema de freios quando muito exigido em frenagens prolongadas sem ferver e produzir bolhas de ar ( espuma ) pq iria comprometer a eficiencia da frenagem, além do fato dele ser higroscópico (ele absorve umidade do ar atmosférico ) e protege todo o sistemna de freios contra corrosão, por isso é OBRIGATORIO a troca desse fluido de freios a cada 2 anos, mas esse prazo para troca é se utilizando pelo menos o DOT4 que é superior em qualidade ao DOT3 usado nos nossos HB20. Eu JURO a todos vcs aqui deste site que quando meu carro completar 1 ano de uso, jogo fora toda essa MERDA de fluido DOT 3 do meu sistema de freios e lavo e depois abasteço meu sistema de freios com um Fluido de freios de marca decente mas DOT 4 ! Tomara que o pessoal da Hyundai Brasil dê uma passada por aqui e leia essa minha INDIGNAÇÃO e INSATISFAÇÃO quanto a HMB optar por usar um fluido de freios de classificação tão ordinaria e medíocre como um DOT 3 ! Quem quizer constatar, abra o capô do HB20 e olhe a côr do fluido no reservatório só para constatar que ele é amarelo e o DOT 4 é de côr VERMELHO CEREJA ... mas que decepção pessoal !



no HB20 é adotado o DOT 3 e o DOT 4,conforme a necessidade (motor 1.0 = DOT3 , motor 1.6 = DOT4
somente lembrando ao amigo q o dot 4 ou 5 foram criados p veiculos q exigem ALTO desempenho dos freios(foram desnvolvidos pela F1) com disco nas 4 rodas, mais q ja sao adotados em outras montadoras com motores menores por questao de opcao ,porem vc tendo ou nao o dot 3,4 ou 5 no HB20 nao fara a menor diferenca na conducao ou desempenho frenagem do mesmo , e o mesmo q alguem abastecer um carro 1.0 com gasolina Podium e achar q ele ira andar mais por causa disso, ele melhora a queima porem vai andar a mesma coisa, pois so e percebida diferenca em veiculos q exigem combustivel de alta octanagem...ou seja veiculos de modelos esportivos os mesmos q exigem melhor performance dos freios
(dot 4 ou 5)

Autor:  EDGUME [ 10 Abr 2013 14:09 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

Pessoal, não vi na tabela de manutenção do HB a indicação da troca do óleo de freio. Até onde eu sei deve ser feita de dois em dois anos, mas não tem nada indicando até 60.000 km, que pode chegar até seis anos.

Alguém viu algo sobre isso?

Autor:  ianisgreek [ 10 Abr 2013 14:40 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

EDGUME escreveu:
Pessoal, não vi na tabela de manutenção do HB a indicação da troca do óleo de freio. Até onde eu sei deve ser feita de dois em dois anos, mas não tem nada indicando até 60.000 km, que pode chegar até seis anos.

Alguém viu algo sobre isso?


Oi Edgume ! Vc pode apostar que deve estar escrito em algum lugar do manual dos HB20 a necessidade de troca desse fluido de freios a cada 2 anos, eu nem vou olhar e procurar por isso, pq quando meu HB20 completar 2 anos de uso, vou leva-lo na CSS e cobrar deles essa troca SEM FALTA !!!! Vc pode ter certeza de que nenhum fluido de freios no mundo tem uma vida util de mais que 2 anos ! E se ele não for trocado, vai começar o desgaste e corrosão das peças de todo o sistema de freios e aí a brincadeira da manutenção corretiva vai acabar saindo bem mais cara e trabalhosa ... É isso aí colega, abç !

Autor:  EDGUME [ 11 Abr 2013 13:53 ]
Título:  Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....

ianisgreek escreveu:
EDGUME escreveu:
Pessoal, não vi na tabela de manutenção do HB a indicação da troca do óleo de freio. Até onde eu sei deve ser feita de dois em dois anos, mas não tem nada indicando até 60.000 km, que pode chegar até seis anos.

Alguém viu algo sobre isso?


Oi Edgume ! Vc pode apostar que deve estar escrito em algum lugar do manual dos HB20 a necessidade de troca desse fluido de freios a cada 2 anos, eu nem vou olhar e procurar por isso, pq quando meu HB20 completar 2 anos de uso, vou leva-lo na CSS e cobrar deles essa troca SEM FALTA !!!! Vc pode ter certeza de que nenhum fluido de freios no mundo tem uma vida util de mais que 2 anos ! E se ele não for trocado, vai começar o desgaste e corrosão das peças de todo o sistema de freios e aí a brincadeira da manutenção corretiva vai acabar saindo bem mais cara e trabalhosa ... É isso aí colega, abç !


ianisgreek,

Exatamente. Farei também essa troca com dois anos no máximo.
Agora a Hyundai está pecando em não informar na tabela de manutenção programada. Isso, na minha opinião, esconde o verdadeiro valor da revisão uma vez que as CSS podem alegar que o mão-de-obra prevista não contempla essa substituição. Além, é claro, do custo do óleo de freio.
Notei que vc é experiente em manutenção de automóveis. Assim te pergunto como é feita essa troca? Será que podemos fazer com nossos mecânicos de confiança sem problemas para a garantia do veículo?
O bom mesmo seria se nós mesmos pudessemos fazer...rs..

Abçs,

ED

Página 4 de 6 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/