diogoacpaes escreveu:
Ninguém viu minha pergunta? =\ Quais as diferenças entre eles? Essas temperaturas são as máximas de trabalho? Por que tanto alarme por um fluido de freio? Queria entender isso...
Diogo, é o seguinte: Quanto mais baixa a temperatura de ebulição do fluido, maior é a probabilidade de criar bolhas em uma frenagem prolongada ou frenagens constantes. O fluido é virtualmente incompressível, mas o gás não. Então, quando vc pressionar o pedal do freio, as bolhas serão comprimidas e a pressão não chegará eficientemente nos freios. Isso ocorrerá durante a direção e pode causar um acidente.
Embora eu entenda a preocupação do amigo, creio que a probabilidade de um acidente ocorrer por conta disso em um usuário comum (que não abuse dos freios nem da velocidade) é relativamente baixa. Porém, se o dono gosta de uma direção esportiva, é apressado ou desce a serra inteira com o pé no freio, faz sentido trocar o fluido por um DOT 4 ou superior.
Dá pra ver que muitas adaptações "pra pior" foram feitas nesse carro pra se adequar ao mercado nacional. Não sei se os outros populares atuais ainda usam o DOT 3, mas é sempre bom lembrar que nosso carro, por melhor que seja o acabamento e a impressão ao dirigir, ainda é popular. O que tinha que mudar, antes de mais nada, é a mentalidade do comprador brasileiro, que aceita esses absurdos.