Bem-vindo: 28 Mar 2024 19:20

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 14, 15, 16, 17, 18
Autor Mensagem
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Ago 2021 14:02 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
E estou retornando a esse tópico após ler na net mais algumas besteiras sem fundamento técnico nenhum e dessa vez foi vinda infelizmente de um renomado jornalista e engenheiro mecânico que disse ser besteira fazer trocas de oleo com menos de 10 mil kms rodados .

Pois eu discordo 101% dessa estúpida citação dele pq até nos próprios nanuais dos veículos diz lá bem nítido que :

Em CONDIÇÕES SEVERAS DE UTILIZAÇÃO de qq veículo , que nesses casos as trocas de oleo do motor e do seu respectivo filtro DEVEM ser feitas regularmente SEMPRE a cada 5000 kms rodados ou a cada 6 meses , prevalescendo sempre a condição que ocorrer primeiro.

E não é por um acaso que a grande maioria dos veículos leves que rodam nesse imenso Brasil rodam exatamente nessas condições severas que seriam :

Trajetos curtos de menos de 15 kms por dia com várias partidas no motor depois que ele já esfriou novamente e tbm enfrentando sempre o transito lento das cidades.

A ÚNICA situação em que é permitido fazer as trocas de oleo com segurança a cada 10 mil kms rodados ou a cada ano seria se o veículo rodar diariamente pelo menos o dobro ou mais do que essa distância citada de cada vez e não ficar ligando o motor do veículo por várias vezes por dia com o seu motor ainda frio.

Lembrando ainda que esse uso diário e normal que fazemos com todos os nossos veículos dentro do transito urbano contamina e abrevia sim em muito a vida útil de qq oleo, pode ser até o melhor oleo do mundo que fosse fabricado pela NASA (apesar de que a NASA não fabrica oleos lubrificantes automotivos).

E quando esses oleos de motores se contaminam e oxidam dentro dos motores quando usados os ve´´iculos nessas condições severas de uso, eles vão perdendo mais rapidamente todas as suas boas caracteristicas de proteção e é exatamente assim que se inicia as terríveis borras internas nos pobres do motores que causam os desgastes precoces de todas as peças internas se esse oleo não for drenado nesse período citado acima.

A realidade é essa aí colegas, valeu !

Edit kkkkk
Infelizmente cada veículo tem uma condição de uso e concordo que com uso severo, no máximo 6 mil km (ideal 5 ou 4 até).
Sem falar que condição severa não é apenas esgoelar o motor, mas o meu que toda a manhã rodo apenas 15 mins para levar a esposa também é severa. Eu mesmo não deixarei passar de 5k e 6 meses este óleo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Ago 2021 14:16 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Poxa Biel, vc acertou 100% em cheio nessa sua citação, infelizmente foi ele mesmo quem falou tamanha besteira no canal dele na net ...

Deu vontade de falar para ele que já que ele pensa assim que faça então isso mas somente nos motores dos carros dele e não que ele fique ensinando errado em público e com isso, propagando mais um MITO que vai assim circular de boca em boca por todo esse Brasilzão sem fim ... eita ignorância essa !

Obs : Nem precisava vc editar sua citação pq a verdade é essa mesmo, quando alguém tem um canal na net e fala em público o que quer, certamente que ele não está escondendo a identidade dele para ninguém !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Ago 2021 14:19 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Poxa Biel, vc acertou 100% em cheio nessa sua citação, infelizmente foi ele mesmo quem falou tamanha besteira no canal dele na net ...

Deu vontade de falar para ele que já que ele pensa assim que faça então isso mas somente nos motores dos carros dele e não que ele fique ensinando errado em público e com isso, propagando mais um MITO que vai assim circular de boca em boca por todo esse Brasilzão sem fim ... eita ignorância essa !
Quanto ao Jornalista.. Pior que ele tem umas dentro..
Mas ele está totalmente parcial achando que nenhum veículo tem uso severo.. Vai dar PT em vários motores de Brasileiros que ainda não entendem e o segue.
Só pergunto uma coisa a ele.. Ele diz isso, mas se der PT no motor, ele paga?
Se responder não, já aconselho a qualquer um a não seguir.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Ago 2021 14:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
É verdade e nem precisamos perguntar a ele se ele se responsabiliza por essa palavras e por essas "dicas automotivas" citadas por ele no seu canal ... rsrsrsrsrs!

É por isso mesmo que ao comprarmos um veículo usado, muito dificilmente ele vai estar 100% bem cuidado e com uma boa saúde, infelizmente !!!

E desse jornalista eu jamais compraria nenhum veículo usado de uso dele, prefiro os meus pq sei como cuidar deles da melhor maneira possível e sem necessitar seguir essas dicas furadas do canal dele ...kkkkkkkkkkkk.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Ago 2021 14:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Se eu pudesse oferecer esse meu atual HB20 1.6 para os colegas daqui do forum fazerem apenas um pequeno test drive nele só para eles confirmarem o que um cuidado normal mas rotineiro com a manutenção preventiva de um veículo desde que ele era zero KM deixa de efeito positivo , acredito que seria mais fácil para os demais donos de veículos entenderem melhor o que isso significa ...

É apenas um HB20 1.6 c/ câmbio manual comprado zero KM ainda lá em Novembro de 2012 e atualmente com 81500 kms rodados mas que esbanja saúde, vitalidade e uma perfeita funcionalidade de causar inveja a muitos outros veículos usados bem mais novos do que ele !!!

E não existe mágica nenhuma nisso, basta ser constante e nunca negligenciar a manutenção preventiva do seu veículo seguindo sempre o que recomenda o manual de fábrica dele.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Ago 2021 16:15 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
É verdade e nem precisamos perguntar a ele se ele se responsabiliza por essa palavras e por essas "dicas automotivas" citadas por ele no seu canal ... rsrsrsrsrs!

É por isso mesmo que ao comprarmos um veículo usado, muito dificilmente ele vai estar 100% bem cuidado e com uma boa saúde, infelizmente !!!

E desse jornalista eu jamais compraria nenhum veículo usado de uso dele, prefiro os meus pq sei como cuidar deles da melhor maneira possível e sem necessitar seguir essas dicas furadas do canal dele ...kkkkkkkkkkkk.

É, não dá.
Ele deve só usar gasolina, fazer uso severo achando que não faz (só pq não corre).
Pode parecer maldade, mas pela idade dele mudou muito em eng. mecânica que não se sabia no passado.

Ex, carro de idoso que só vai a padaria no passado era filé. Hoje sabemos que é uso severo e pode dar mais problema que da pessoa que usava todos os dias para trabalhar e viajar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Ago 2021 10:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Exatamente isso, veículos em geral não foram feitos somente para ir até a padaria ou para dar uma voltinha nos finais de semana até os botecos da esquina para encontrar os amigos e em seguida, voltar para casa e guarda-los nas garagens.

É assim que os oleos lubrificantes desses motores se contaminam precocemente e iniciam-se rapidinho os desgastes internos além de formarem as borras que pioram a lubrificação geral desses motores de veículos que são usados assim .

Por isso que não é nada raro de se ver veículos ainda com pouca quilometragem percorrida perderem logo parte de sua compressão o que quer dizer perderem toda a vitalidade do motor e com isso aumenta-se o consumo de oleo lubrificante, de combustível além do condutor sentir tbm o desempenho desse motor mais fraco ...

E fiquem sabendo que quando qq motor chega a esse ponto, ADEUS para ele pq essa já é uma situação irreversível, ou seja, não se consegue mais recuperar o que já foi perdido em rendimento geral desse pobre motor, enfim, infelizmente essa é a realidade pura e crua !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Ago 2021 14:22 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso, veículos em geral não foram feitos somente para ir até a padaria ou para dar uma voltinha nos finais de semana até os botecos da esquina para encontrar os amigos e em seguida, voltar para casa e guarda-los nas garagens.

É assim que os oleos lubrificantes desses motores se contaminam precocemente e iniciam-se rapidinho os desgastes internos além de formarem as borras que pioram a lubrificação geral desses motores de veículos que são usados assim .

Por isso que não é nada raro de se ver veículos ainda com pouca quilometragem percorrida perderem logo parte de sua compressão o que quer dizer perderem toda a vitalidade do motor e com isso aumenta-se o consumo de oleo lubrificante, de combustível além do condutor sentir tbm o desempenho desse motor mais fraco ...

E fiquem sabendo que quando qq motor chega a esse ponto, ADEUS para ele pq essa já é uma situação irreversível, ou seja, não se consegue mais recuperar o que já foi perdido em rendimento geral desse pobre motor, enfim, infelizmente essa é a realidade pura e crua !

Sim ai o dono fica indignado e ou já vende o carro (passando o problema para outro) ou faz "só a parte de cima do motor).. o que nunca fica bom tbm.

Até os veículos Elétricos devido a alta dependência da bateria não serão feitos para pequenos trajetos, já que muitos vão parar e carregar até se apenas saiu para a padaria, tirando aos poucos a vida útil da bateria.

Mas esses ao menos se o dono tiver consciência de só carregar (nesses casos de pouco uso) quando realmente a bateria estiver a baixo de 30%


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Ago 2021 16:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Então colega , já que vc abriu o assunto de veículos elétricos, muitas dores de cabeça eu acho que já seriam evitadas com esses novos veículos com motores elétricos pq pelo menos assim não teriamos mais todas as trocas de oleo e de filtros, mas apenas cuidar da lubrificação das transmissões além logico das baterias desses veículos.

Mas eu ainda vejo muito mais simplificaçao na manutenção preventiva geral desses novos veículos elétricos do que no caso dos atuais motores a combustão, isso sem nenhuma sombra de dúvidas.

Mas cvs podem apostar que isso ainda não será uma realidade para um futuro assim não tão próximo pq existe muito jogo de interesse das empresas petroleiras, dos usineiros de etanol e por aí vai essa guerra toda até essa industria desses veículos elétricos ser totalmente implantada por aqui !

Obs : Até onde eu sei, o que desgasta basicamente em motores eletricos atuais são os jogos de escovas que vão encostadas no coletor do induzido deles e elas se desgastam justamente pelo atrito entre elas e a pista do coletor ...

Isso se já não houver alguma nova tecnologia mais atualizada que supere esse inconveniencia ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Ago 2021 16:42 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
[quote="ianisgreek"]Então colega , já que vc abriu o assunto de veículos elétricos, muitas dores de cabeça eu acho que já seriam evitadas com esses novos veículos com motores elétricos pq pelo menos assim não teriamos mais todas as trocas de oleo e de filtros, mas apenas cuidar da lubrificação das transmissões além logico das baterias desses veículos.

Mas eu ainda vejo muito mais simplificaçao na manutenção preventiva geral desses novos veículos elétricos do que no caso dos atuais motores a combustão, isso sem nenhuma sombra de dúvidas.

E vcs podem apostar que isso ainda não será uma realidade para um futuro assim não tão proximo pq existe muito jogo de interesse das empresas petroleiras, dos usineiros de etanol e por aí vai essa guerra toda até essa industria desses veículos elétricos ser totalmente implantada por aqui ![/quote


Sim, o motor EV em sí resolve tudo, além da manutenção.
O problema são as baterias ao meu ver, ainda mais que são caras aqui no nosso país


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 14, 15, 16, 17, 18

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB