ianisgreek escreveu:
Muito bem que vc trocou todo o fluído do sistema de freios e da embreagem tbm além do atuador auxiliar.
Mas não acredito que esse atuador novo force o restante do sistema de acionamento da embreagem, pq afinal, esse sistema é todo dimensionado com todas essas peças desse sistema para funcionarem em harmonia não importa se algumas delas sejam novas e algumas outras já com algum desgaste pq essa situação é perfeitamente suportável.
Porém tbm é perfeitamente normal haver a necessidade de um novo período de acasalamento de todas essas peças desse sistema de embreagem, pq agora houve de fato uma boa mudança nesse sistema todo de acionamento , após esse serviço que foi realizado.
Portanto , vc pode ir usando o seu HB20 com calma e tranquilidade e com o passar dos dias esse acionamento da sua embreagem vai se acasalar e ir acomodando até cair na normalidade.
E tbm convém estar ciente que o restante das peças desse sistema de embreagem desse seu HB20 ainda sejam as originais, que seriam o conjunto de platô, disco e rolamento desse sistema e por isso que, em algum momento futuro, essas peças poderão sim mostrar a necessidade real de uma natural substituição devido ao desgaste normal delas.
Olá, eu de novo aqui. Agradeço primeiramente mais uma vez pelo seu comentário e interesse em ajudar. Vou contar mais um episódio desse ocorrido, a fim que possa ajudar mais pessoas com o mesmo problema.
Pois bem, ontem peguei o carro pra fazer uma pequena viagem na estrada e pra mim surpresa a embreagem deu problema. Em um determinado momento, percebi que o carro não estava andando ao acelerar. A velocidade não aumentava e assim que eu acelerava o contador de giro ia nas alturas. Passava as marchas e nada acontecia, parecia que o carro estava de "segunda" mesmo estando a uns 60km por hora, pq parecia que ele acelerava, mas a velocidade aumentava bem pouco. As marchas simplesmente não estavam engatando. Até que chegou o momento que o carro parou por completo e simplesmente não andava mais porque a marcha parecia não engatar, mesmo conseguindo apertar a embreagem e fazer a troca da marcha. No desespero, desliguei o carro e pra minha supresa o pedal endureceu igual pedra e não conseguia mais ligar o carro. Na tentativa, forcei um pouquinho o pedal e aí o pedal ficou mole de vez parecendo que tinha "quebrado".
Fiquei bem desesperado pelo fato de eu ter ficado a noite na estrada e sem sinal de telefone, porém com ajuda de dois motoqueiros com bom coração que pararam pra me ajudar, me levaram até um posto que ficava mais ou menos a 1km de onde o carro deu problema e com sinal de telefone, pude acionar o seguro e pedir um guincho. O guincho deixou o carro na porta da oficina, que por sorte fica na frente de onde eu estava residindo.
Hoje bem no início da manha fui até a oficina e como já esperava, o mecânico iria dizer que foi a tal da pressão que fez o atuador da caixa estourar, de acordo com o que ele disse que poderia vir acontecer. Não deu outra, ele disse que o atuador da caixa foi brejo, mas felizmente a peça que trocou recentemente, o atuador do pedal, não tinha dado problema. Além disso ele analisou o disco e o conjunto de platô e me disse que não havia necessidade de trocar o kit completo da embreagem, pois não aparentava está com problema.
Terminou o serviço no final da tarde e me entregou o carro funcionando novamente. Dessa vez a embreagem estava bem baixa, até mais baixa do que a primeira vez antes de trocar o atuador do pedal. Mas até prefiro assim do que mais alta. Segundo ele a troca do atuador da caixa fez com que o pedal ficasse mais baixo. Com um tempo ela poderia ficar um pouco mais alta. Parece está até mais mole também. Andei pelo bairro e não apresentou problema. Amanhã eu pego a estrada novamente e espero pelo bom senhor que não de problema na estrada novamente.
Agora se de fato a pressão da peça nova fez com que o atuador da caixa desse problema eu não sei, mas não tive argumento pq ele disse que isso poderia vir acontecer. Também não sei se foi algum erro na troca da primeira peça que causou a quebra no atuador da caixa, infelizmente não entendo de mecânica de carro. Mas me deu 3 meses de garantia e disse que agora eu poderia ficar tranquilo. Segue aqui meu relato para que possa servir de ajuda para demais donos de HB20 com o mesmo problema.