Bem-vindo: 29 Mar 2024 12:02

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Viscosidade do óleo HB 20 1.6
MensagemEnviado: 21 Jan 2021 08:18 
Offline

Registrado em: 21 Jan 2021 07:53
Mensagens: 2
Tenho um HB 20 1.6 ano 2013 que esta com 81 mil km e normalmente uso óleo Shell Hilix HX8 5W30. Contudo, faz algum tempo que estou notando barulho dos tuchos de válvula no momento da partida e principalmente nos dias frios. Gostaria que alguém pudesse me informar se aumentando a viscosidade do óleo como exemplo 10W40 esse barulho diminuiria.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Viscosidade do óleo HB 20 1.6
MensagemEnviado: 21 Jan 2021 11:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Silvio Palmira escreveu:
Tenho um HB 20 1.6 ano 2013 que esta com 81 mil km e normalmente uso óleo Shell Hilix HX8 5W30. Contudo, faz algum tempo que estou notando barulho dos tuchos de válvula no momento da partida e principalmente nos dias frios. Gostaria que alguém pudesse me informar se aumentando a viscosidade do óleo como exemplo 10W40 esse barulho diminuiria.



Seja bem vindo ao forum e com certeza que um oleo mais viscoso ou mais pesado não vai corrigir esse problema que pode ser desgaste de peças do trem de válvulas.

Lembrando que se for usado qq oleo 10W-40 em um motor da linha HB20, os desgastes serão mais acentuados, sem duvida nenhuma.

Mas pode ser tbm que esses ruídos ouvidos sejam das folgas normais dos tuchos mecânicos pq no meu HB20 que é 2013 e que está agora com 74500 kms rodados tbm apresenta essas leves batidas nas válvulas mas só nos primeiros momentos das partidas a frio, portanto esse é um fato normal nesse tipo de motor.

Eu tbm sempre usava até a pouco tempo atrás o oleo 5W-30 e de umas 3 trocas para cá, substituí essa viscosidade por um oleo mais moderno 0W-20 e estou notando agora o motor funcionar com um leve melhor rendimento geral.

Se o seu motor não tem maiores desgastes internos que o façam consumir oleo em excesso durante as trocas, por exemplo, se ele consumir mais do que 1 litro de oleo a cada 2500 kms rodados, nesse caso é normal haver um pouco mais de ruídos nesse motor, mas se vc cuidar sempre de nunca deixar o oleo com o nível baixo e de manter o sistema de arrefecimento com o aditivo e no nível correto, não haverão maiores riscos para esse motor.

Obs : Desde que esse nosso atual HB20 era zero KM, nunca, JAMAIS fiz trocas de oleo a cada 10 mil kms como a Hyundai recomenda, mas sempre troquei a cada 5 mil kms e esse é mais um fator de segurança e de uma maior proteção geral contra os desgastes precoces do motor.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Viscosidade do óleo HB 20 1.6
MensagemEnviado: 06 Fev 2021 16:25 
Offline

Registrado em: 21 Jan 2021 07:53
Mensagens: 2
Obrigado pelo seu retorno! Vou tentar uma experiencia que um amigo fez com seu Creta 1.6 16v que no caso tem o mesmo motor e deu certo. O carro dele é 2016 e esta com 75 mil km e ele me disse que estava escutando um barulho anormal de tucho nas primeiras partidas. Ele sempre usa Shell Helix HX8 5w30 e faltando cerca de 2 mil km para troca colocou Militec C1 e depois de rodar mais mil km efetuou a troca. Porém usou agora óleo da Castrol Magnatec A5SN 5w30 e junto colocou Bardahl B12 Plus. Depois de 2 meses o barulho diminuiu 90% mesmo na primeira partida em dias freios e eu mesmo verifiquei que o motar esta mais silencioso agora e já tinha visto o motor funcionando antes deste processo e realmente estava mais barulhento. Apos a minha experiencia vou publicar o resultado do meu carro.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Viscosidade do óleo HB 20 1.6
MensagemEnviado: 06 Fev 2021 18:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Silvio Palmira escreveu:
Obrigado pelo seu retorno! Vou tentar uma experiencia que um amigo fez com seu Creta 1.6 16v que no caso tem o mesmo motor e deu certo. O carro dele é 2016 e esta com 75 mil km e ele me disse que estava escutando um barulho anormal de tucho nas primeiras partidas. Ele sempre usa Shell Helix HX8 5w30 e faltando cerca de 2 mil km para troca colocou Militec C1 e depois de rodar mais mil km efetuou a troca. Porém usou agora óleo da Castrol Magnatec A5SN 5w30 e junto colocou Bardahl B12 Plus. Depois de 2 meses o barulho diminuiu 90% mesmo na primeira partida em dias freios e eu mesmo verifiquei que o motar esta mais silencioso agora e já tinha visto o motor funcionando antes deste processo e realmente estava mais barulhento. Apos a minha experiencia vou publicar o resultado do meu carro.



Veja bem que essa politica de marketing de manutenção preventiva tanto da Hyundai do Brasil assim como tbm de muitos outros fabricantes de veículos eu nunca considerei nada confiável senão vejamos :

Nesse caso desse Creta 1.6 com 75 mil kms rodados, ele já apresenta ruídos de tuchos de válvulas e que segundo consta nesse relato, após adicionar no oleo desse motor o aditivo da Bardahl B12 plus, que esses ruídos diminuíram mais ...

E como esse aditivo de lubrificantes é bem viscoso, o que ocorreu foi uma elevação geral da viscosidade desse oleo com a ajuda desse aditivo.

E agora com esse oleo de motor um pouco mais espesso ou mais grosso e mais pesado, ele está diminuindo essas folgas um pouco maiores entre todas as peças desse motor, que já se mostram mais desgastadas já com 75 mil kms rodados, o que caracteriza um óbvio desgaste precoce desse motor.

Mas lembrando que a consequência negativa direta disso é uma leve perda em desempenho e um leve maior consumo médio de combustível desse motor agora que ele está usando esse aditivo B12 plus misturado ao oleo do seu motor.

Além disso, o lado negativo é que esse aditivo ainda vai acelerar os desgastes precoces de todas as peças internas desse motor, pq agora que o oleo estará mais grosso ou mais viscoso devido a mistura desse aditivo, durante todas as partidas a frio desse motor, haverá uma maior demora desse oleo mais pesado ser bombeado do cárter que é a parte mais baixa do motor até ele chegar a todos os pontos de lubrificação mais altos desse motor, que no caso aqui seria o cabeçote e com isso, essa parte do motor vai funcionar por breves instantes sem oleo cuja função é exatamente a de ajudar a evitar os atritos que causam esses desgastes precoces.

Portanto , mesmo usando qq tipo de aditivo para o oleo de motor, nunca mais um motor assim já com esses desgastes internos que causam esses ruídos, vai voltar a apresentar o mesmo rendimento máximo de quando ele ainda era novo.

E eu sempre entendi que essa recomendação infundada desses fabricantes de se trocar o oleo dos motores somente a cada 10 mil kms é a maior FURADA que pode existir e a maioria dos donos de veículos novos se torna vítima dessa armadilha.

É exatamente por essa razão que eu NUNCA respeitei essa medíocre recomendação de fabricante nenhum de veículos e que por isso mesmo, faço TODAS as trocas de oleo e de filtro dos meus veículos SEMPRE a cada 5000 kms ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro, afinal o veículo é meu e não de fabricante nenhum desse mundo e para isso paguei devidamente e não foi nada barato por esse veículo.

E ainda por saber o quanto custa pagar por um veículo novo, tenho o especial cuidado de fazer SEMPRE a 1ª troca de oleo e de filtro de oleo de TODOS os veículos novos meus nos primeiros 1500 kms rodados que seria para facilitar e beneficiar esses motores novos a terem um melhor e mais eficaz amaciamento geral e isso se reflete diretamente numa bem mais longa vida útil de qq motor novo e esse é um fato já amplamente comprovado em mecânica automotiva.

Óbvio que nenhum fabricante de veículo atual vai indicar uma manutenção preventiva assim com todo esse cuidado extra, pq isso vai mostrar que seus veículos necessitam de uma maior manutenção preventiva com mais gastos, mas que isso vai garantir uma mais longa e eficaz vida útil para qq motor novo, vcs podem apostar sem dúvida nenhuma que sim !

No caso de qq desgastes excessivos e precoces de peças internas de qq motor , não tem outra solução senão desmontar esse motor e substituir todas essas peças que já foram desgastadas por oleos velhos, vencidos pq foram muito usados por longo tempo e que por isso perderam assim todas as suas propriedades protetoras.

Seria esse o caso desse pobre Creta 1.6 que agora exige a utilização de aditivos lubrificantes extras misturados no oleo do seu motor para diminuir assim, os ruídos causados por desgastes excessivos de algumas peças internas do seu motor.

Assim, infelizmente que essa nunca foi nem será uma situação normal para nenhum motor usado que sempre foi bem cuidado desde quando ele ainda era zero KM pelo seu dono.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB