MarceloAlves escreveu:
Olá pessoal,
Tenho um Hyundai HB20 1.0 TGDI Flex Diamond Plus Automático que comprei zero km em 02/06/2020. Desse modo, a garantia de cinco anos se encerrará em 01/06/2025. Atualmente o veículo está com cerca de 73500 km.
Após a revisão dos 70000 km, realizada em meados de novembro de 2023, o carro se apresentou meio "amarrado" nas pistas planas e com grande dificuldade em subidas, sobretudo nas mais íngremes. Nesse caso, pode-se notar o esforço do motor, o giro indo para mais de 4000 rpm e a velocidade máxima de, no máximo, 40 km/h com o acelerador acionado no máximo. com exceção das ladeiras mais íngremes, quando o problema se manifesta na sua máxima intensidade, há uma intermitência, ou seja, o problema ocorre de forma aleatória.
Após ir à concessionária por 4 vezes para tentar resolver o problema, joguei a toalha e deixei o carro em uma oficina.
Na concessionária é o mesmo padrão relatado nesse tópico: scanner e não detecção de problema e fica por isso mesmo; como se apenas problemas detectáveis via scanner ocorressem nos veículos. Pelo que notei, embora a concessionária esteja na mesma cidade em que se encontra a montadora Hyundai Motors Brasil, Piracicaba- SP, a oficina da mesma não é capaz de resolver o problema, ou não se empenha para isso, talvez mesmo pela crônica falta de recursos humanos. No final, o consumidor paga o carro, com juros se atrasar a prestação, e o pato. Total falta de respeito. Eu penso que a oficina de uma concessionária que só vende HB20 e Creta deveria ser o local mais capacitado para a resolução de problemas não usuais. Na prática isso parecer estar bem longe da realidade.
A luz indicativa de problema na ignição só acendeu por duas vezes depois que as velas foram trocadas e com o motor frio, o que poderia sugerir um problema no sensor de temperatura do sistema de arrefecimento. Contudo, foram apenas duas ocorrências.
O carro já está na oficina há 3 dias e o pessoal tem vasculhado as possibilidades.
Passei para eles o link desse excelente tópico e estou torcendo para que seja um problema na válvula da turbina ou no intercooler.
Confesso que andei usando um álcool de R$ 2,99 o litro por cerca de dois meses; depois com o tanque devidadente quase vazio voltei para a gasolina de um posto que vende um produto considerado de boa qualidade e em que eu sempre abastecia.
Volto a reportar quando houver alguma novidade.
Seja bem vindo ao forum e de fato, concordo quanto a esse descaso e despreparo da maioria das CCS da rede Hyundai do Brasil para resolver problemas técnicos dessa natureza .
Meu irmão tem um modelo de HB20 exatamente igual a esse seu e que foi comprado zero KM no ano passado e até agora, com quase 16 mil kms rodados, ele está funcionando perfeito e esse HB20 dele somente é abastecido com etanol desde quando ele era zero KM já que nenhuma gasolina vai proporcionar o total desempenho de nenhum motor turbo flex, inclusive esse é um fato bem comprovado !
Nesse seu caso, pode ser sim algum problema em sensor ou válvula do turbo mas que requer uma investigação mais criteriosa até se achar e corrigir a causa real para essa anormalidade.
E quando vc já tiver alguma novidade, por favor, relate aqui !
Obs : Descarte tbm alguma possibilidade remota de ser o filtro de combustível já bem saturado ou as velas de ignição com a regulagem incorreta , afinal cada um item desses afeta diretamente no correto desempenho de qq motor !
E quanto ao sistema de intercooler, o único problema que ele pode apresentar seria algum vazamento do ar pressurizado o que resultaria numa imediata queda do desempenho geral mas talvez nesse seu caso, seja pouco provável ...