Bem-vindo: 26 Abr 2024 18:46

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 28 Jan 2015 09:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Aí sim!
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 01 Mai 2015 01:15 
Offline

Registrado em: 14 Nov 2012 02:50
Mensagens: 113
Tenho a tal caneta de testes, comprei nos Estados Unidos numa loja, da marca OTC (representada no Brasil pela Bosch). Ela teste fluidos DOT3 e DOT4. Ela verifica o nível de humidade existente.

Costumo inspecionar vários itens todos os meses, hoje eu fiz a verificação mensal que consiste no reaperto dos parafusos das rodas com torquímetro a 110NM conforme o manual, calibragem dos pneus de rodagem e estepe, verificar nível do óleo do motor e câmbio, teste de etilenoglicol e nível do sistema de arrefecimento, verificação do nível do fluido de freio e sua contaminação. Sim, sou um auto entusiasta.

Do mês passado para esse mês contaminou 2% do fluido. A partir de 3% já é indicado a substituição. Esse mês o carro vez uma viagem por dia de segunda a sexta. Foi retirado 0Km em Janeiro e está com meros 3.400Km. Antes que perguntem, não foi completado, a tampa não ficou aberta, o motor não foi lavado, etc.

Tenho esse mesmo ritual com outros três carros da casa. A Sorento chegou a 3% com pouquinho mais de um ano. O Up! completará um ano no final de Junho e está com 1%. O Cruze é da idade do HB20 e está 0%, porém esse só fez uma única viagem.

Não sei exatamente como o fluido se contamina. Talvez o fato de esfriar, aquecer, esfriar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 01 Mai 2015 10:54 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 27 Mar 2014 20:48
Mensagens: 246
PHJ escreveu:
Tenho a tal caneta de testes, comprei nos Estados Unidos numa loja, da marca OTC (representada no Brasil pela Bosch). Ela teste fluidos DOT3 e DOT4. Ela verifica o nível de humidade existente.

Costumo inspecionar vários itens todos os meses, hoje eu fiz a verificação mensal que consiste no reaperto dos parafusos das rodas com torquímetro a 110NM conforme o manual, calibragem dos pneus de rodagem e estepe, verificar nível do óleo do motor e câmbio, teste de etilenoglicol e nível do sistema de arrefecimento, verificação do nível do fluido de freio e sua contaminação. Sim, sou um auto entusiasta.

Do mês passado para esse mês contaminou 2% do fluido. A partir de 3% já é indicado a substituição. Esse mês o carro vez uma viagem por dia de segunda a sexta. Foi retirado 0Km em Janeiro e está com meros 3.400Km. Antes que perguntem, não foi completado, a tampa não ficou aberta, o motor não foi lavado, etc.

Tenho esse mesmo ritual com outros três carros da casa. A Sorento chegou a 3% com pouquinho mais de um ano. O Up! completará um ano no final de Junho e está com 1%. O Cruze é da idade do HB20 e está 0%, porém esse só fez uma única viagem.

Não sei exatamente como o fluido se contamina. Talvez o fato de esfriar, aquecer, esfriar.



PHJ

Excelente seu cuidado com carro, mas essa contaminação do fluido de freio, pode ser porque vc abre o reservatório todo mês para verificar o fluido, pois o mesmo por ter propriedade higroscópio, ou seja, possui a característica de absorver a umidade existente no ar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 05 Mai 2015 14:40 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 30 Set 2012 14:35
Mensagens: 409
Uma questão que sempre penso quando vejo esses testes é se a umidade se espalha por todo o sistema, pois não há linha de retorno, então creio que o fluido que fica lá na roda possa estar ainda mais contaminado :shock: :shock:
Se tiver a oportunidade poderia medir o descarte da sangria para ter essa ideia..


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 05 Mai 2015 18:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
rafael20 escreveu:
Uma questão que sempre penso quando vejo esses testes é se a umidade se espalha por todo o sistema, pois não há linha de retorno, então creio que o fluido que fica lá na roda possa estar ainda mais contaminado :shock: :shock:
Se tiver a oportunidade poderia medir o descarte da sangria para ter essa ideia..


Certamente se espalha igualmente em todo o sistema, de modo análogo ao sal na água ou a água no ar.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 05 Mai 2015 21:39 
Offline

Registrado em: 14 Nov 2012 02:50
Mensagens: 113
Dexter escreveu:
PHJ

Excelente seu cuidado com carro, mas essa contaminação do fluido de freio, pode ser porque vc abre o reservatório todo mês para verificar o fluido, pois o mesmo por ter propriedade higroscópio, ou seja, possui a característica de absorver a umidade existente no ar.


Tenho minhas dúvidas quanto a isso, vou lhe explicar o motivo.

Quando comprei a caneta para testes, eu comprei junto um equipamento para fazer a sangria do sistema de freio, um recipiente que abasteço com o fluido de freio, enquanto sugo com uma bomba o fluido usado pela sangria.

Sobrou cerca de 300ml do ATE DOT4, que eu coloquei de volta na lata, inclusive posso fazer um video monstrando. Sempre que eu lembro de olhar a lata, faço o teste e esse fluido se mantém com 0% de contaminação, mesmo abrindo com certa constância, assim como o reservatório do carro.

A diferença é que o fluido do carro sofre com o aquecimento e resfriamento da linha de freio, enquanto o da latinha não. Essa latinha está aberta desde antes da aquisição do Up!, tem pouco mais de um ano, pois comprei em Março/14.

Minha avó possui um Fox Trend 1.6 com 2 anos e 6 meses de uso e 5.000Km rodados. Nunca havia sido verificado o fluido de freio, esses dias eu resolvi testar e a caneta indicava 4% ou mais de contaminação.

O que eu acredito que faça ele se desgastar não é nem o contato com o ar, mas o fato dele esquentar e esfriar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 05 Mai 2015 21:43 
Offline

Registrado em: 14 Nov 2012 02:50
Mensagens: 113
rafael20 escreveu:
Uma questão que sempre penso quando vejo esses testes é se a umidade se espalha por todo o sistema, pois não há linha de retorno, então creio que o fluido que fica lá na roda possa estar ainda mais contaminado :shock: :shock:
Se tiver a oportunidade poderia medir o descarte da sangria para ter essa ideia..


Nunca testei o da roda em si, mas observo que as vezes a contaminação no fundo do reservatório é maior que se eu deixar a caneta apenas no nível superior do fluido.

Esse é o motivo para sugar o fluido velho do reservatório, adicionar o novo e sangrar as rodas, adicionando fluido novo novamente.

Aqui na cidade, fui a duas lojas especializadas em freio e ambas tiveram o mesmo procedimento. Deixaram o nível transbordando no reservatório e abriram a sangria, tiraram uns 100/150ml de cada roda e pronto, só fizeram completar o nível. Se medir com a caneta, vai ter menos contaminação, mas ainda terá.

Por causa disso eu comprei os equipamentos e eu mesmo faço.

Terapia mode on.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 05 Mai 2015 22:49 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Dez 2014 07:39
Mensagens: 397
Localização: Leme/SP
Tá interessante a discussão por aqui...


Abraço, Eric.

_________________
Eric R. Stephani


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 06 Mai 2015 07:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
ericardos escreveu:
Tá interessante a discussão por aqui...


Abraço, Eric.


De acordo!

É muito bom acompanhar discussões assim por aqui.

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluido do freio/embreagem na segunda revisão
MensagemEnviado: 06 Mai 2015 08:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
PHJ escreveu:
rafael20 escreveu:
Uma questão que sempre penso quando vejo esses testes é se a umidade se espalha por todo o sistema, pois não há linha de retorno, então creio que o fluido que fica lá na roda possa estar ainda mais contaminado :shock: :shock:
Se tiver a oportunidade poderia medir o descarte da sangria para ter essa ideia..


Nunca testei o da roda em si, mas observo que as vezes a contaminação no fundo do reservatório é maior que se eu deixar a caneta apenas no nível superior do fluido.

Esse é o motivo para sugar o fluido velho do reservatório, adicionar o novo e sangrar as rodas, adicionando fluido novo novamente.

Aqui na cidade, fui a duas lojas especializadas em freio e ambas tiveram o mesmo procedimento. Deixaram o nível transbordando no reservatório e abriram a sangria, tiraram uns 100/150ml de cada roda e pronto, só fizeram completar o nível. Se medir com a caneta, vai ter menos contaminação, mas ainda terá.

Por causa disso eu comprei os equipamentos e eu mesmo faço.

Terapia mode on.


Verdade, PHJ.
Vou reformular o que eu disse acima.
Pois se pensar por outro aspecto, é sim de se esperar ser maior a quantidade de água na parte inferior do sistema, junto às pinças, porque certamente a água á mais pesada que o fluido de freios e seria então lógico de ela se acumular na parte mais baixa.

Quanto a surgir água ao esquentar e esfriar as extremidades junto aos freios, me parece improvável. Não vejo como a variação de temperatura poderia produzir água.

Entretanto, frear faz o nível do fluido no reservatório abaixar - no momento em que ele "empurra" os pistões que "empurram" as pastilhas contra o disco - o que faz entrar ar no reservatório, que em seguida, ao tirar o pé do freio e os pistões retornarem à posição normal, esse ar que entrou no reservatório sai pelo mesmo respiro. Esse movimento de entrar e sair ar do reservatório é que deve ser o responsável pela lenta contaminação do fluido.

Legal você verificar a contaminação do fluido.

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB