silvano.afonso escreveu:
Boa noite colegas, possuo um HB20 RSPEC 16-17 atualmente com 26 mil km, não apresentando qualquer tipo de barulho ou rangido na suspensão. Gostaria de saber, caso possam me esclarecer, qual é a durabilidade média do conjunto de suspensão e partir de qual momento é necessária algum tipo de manutenção, considerando que o veículo não roda em estradas de chão, contudo, grande parte da malha asfáltica da minha cidade (Campo Grande-MS) é extremamente deteriorada e remendada, ocasionado aquelas incômodas e constantes trepidações.
Desde já agradeço a colaboração dos colegas
Boa tarde Silvano e só para dar-lhe um exemplo pessoal, ainda temos o nosso pioneiro HB20 1.6 comprado zero KM em novembro de 2012 e hj ele está com quase 54000 kms rodados em quase 6 anos de uso basicamente no transito da nossa cidade , além de ocasionais viagens curtas mas ele tb trafega apenas por rodovias e ruas pavimentadas.
Mas o sistema de suspensão dele continua todo original e perfeito, silencioso e sem nenhuma folga nos seus componentes que resulte em batidas, ruídos e imprecisão do sistema de direção ou perda de estabilidade direcional.
Tanto é que até hj acreditem, nunca foi preciso refazer o alinhamento de direção dele que continua absolutamente o original de fábrica e com o seu volante super bem centrado e os pneus originais Pirelli P4 mostrando sempre um desgaste bem regular das bandas de rodagem, portanto em time que está ganhando, não se deve mexer em nada.
E antes que alguém diga que esses pneus originais já venceram pelo tempo , sei disso mas vou usa-los por mais alguns meses até comprar um novo jogo de pneus, pq pelo desgaste apresentado , eles ainda vão muito longe.
Quanto aos amortecedores, continuam funcionando perfeitos, sem vazamentos de oleo ou pancadas excessivas no final do batente.
Por esse relato , vc poderá assim fazer uma ideia de que se um HB20 for conduzido com o devido cuidado geral contra buracos e quebra-molas , o seu sistema de suspensão e de direção serão bem duráveis.
Boa sorte colega !