A ai gente...............concordo com tudo !!!! Sou também de Brasília.........como as pistas aqui são largas e o asfalto bom, não tenho problemas com os amortecedores, andando com o carro com mais uma pessoa (na copa do mundo, do dia para noite melhorou as pistas aqui rss ) !!! Agora quando andei com 4 pessoas (adultos) a coisa mudou.........a suspensão traseira cede e já vai para o final do curso.........qualquer coisinha ela bate e a traseira fica quicando as vezes !!!! Me lembra uma passat 1976 que tive a séculos atrás, quando a suspensão traseira arriava quando sentava alguém atrás, era colocar um peso mínimo e já acontecia !!!!!
mrdebien escreveu:
Pessoal,
Acho que essas soluções de substituir mola sem conhecimento pleno sobre o assunto é bem arriscado.
Cortar elos na mola então, é um abuso. Retirar a parte inicial de deformação altera todo o comportamento projetado para a mola, que é ser progressiva: mais macia no início da compressão.
Além disso, mola e amortecedor formam um conjunto em que cada componente possui seus limites e faixas ideais de trabalho para cargas e pesos não suspensos bem específicos.
Não sou especialista. Apenas já sofri com algumas soluções improvisadas na suspensão. Acerto de suspensão não é uma ciência tão simples assim, ainda mais para as estradas brasileiras.
Minha esposa é a proprietária do HB20 1.0 Confort Plus. Ela tinha um FOX 1.0. Os dois tem vantagens e desvantagens no quesito suspensão, porém como o uso dela é urbano e diário optamos pelo conforto.
Nos poucos quilômetros rodados até agora, confirmei o que senti no testdrive: é mais confortável que o Fox no trânsito urbano. Observei que nos quebra-molas, se passar um pouco mais rápido o amortecedor deixa a mola abrir muito rápido (inclusive na dianteira), chegando ao final de curso com um barulho, porém não chega a incomodar.
Pegarei estrada dentro de uma semana e volto a relatar minha percepção. Em Brasília, com asfalto bom, nos trevos, rotatórias e entrocamentos, a estabilidade é muito boa nas curvas: a carroceria rola/inclina e a traseira baixa, mas a aderência e a trajetória continuam firmes com a sensação de estar bem apoiado para o motorista.