Fred2014 escreveu:
No youtube andei pesquisando de "como dirigir um veiculo automático" aparece um cara explicando como entrar numa curva fechada, que a melhor forma seria colocar no manual e diminuir a marcha, pois segundo ele o carro automático entra na curva com uma marcha mais alta e o carro consome mais gasolina e fica mais frouxo na retomada.
Você como possuidor saberia esclarecer essa questão ??
Obrigado pela ajuda.
na hora! Por experiência própria:
- consumo: acho bobagem, pois você terá muito mais trabalho com o câmbio pra economizar pouca coisa, fora que o câmbio no modo manual continua com respostas lentas e desobedientes. Se o consumo for um fator muito importante, prefira o manual.
- curva fechada: realmente é bom utilizar as reduzidas numa descida de serra pra economizar freio e ter o carro mais "na mão" por exemplo, mas como falei, as reações do câmbio continuam lentas, isso quando ele aceita o comando. Nesse caso vc deve programar a reduzida da marcha bem antes de chegar na curva. O câmbio automático tem uma programação que só aceita reduzidas com um regime de rotação controlado, para proteger o próprio carro e evitar reduções erradas. Numa curva em situação de emergência, ficar brigando com o câmbio pra reduzir não é legal, pois você acaba tendo que tirar as mãos do volante (a não ser que tenha paddle-shift), facilitando a perda de controle do carro. Câmbios mais novos já tem uma programação pra reduzida melhor que os antigos, por exemplo, a Tracker 2014 da minha namorada faz reduções sozinho quando o carro está numa descida, evitando do carro embalar. Já no Jetta que tem uma programação mais antiga, ele joga a 6ª marcha e deixa o carro ganhar velocidade na descida. No HB20 já não sei como é o comportamento, mas como não tem opção de troca manual, numa situação de descida de serra, pode usar a posição 3 (se não me engano ela impede do carro engatar a 4ª) mantendo o câmbio reduzido e impedindo de ganhar embalo, ajudando até a economizar os freios.
e uma dica, ao parar o carro em sinaleiros ou engarrafamentos, não fique mudando o câmbio de N pra D toda hora, pois isso desgasta mais o câmbio. O certo é parar no sinal e segurar o carro com o freio e o câmbio em D.