Samueluser escreveu:
Bom dia.
Esta falha pode ser diagnosticada como FLASHOVER, a corrente passa por fora da vela e deixa ela inoperante ou com falhas, pois a centelha fica muito fraca, pode-se usar as palavras chave "flashover on spark plugs" no google para ver como funciona a falha, o correto é trocar a bobina, mas na maioria dos casos usa-se graxa de silicone entre a vela e a bobina para criar o isolamento correto, isto é um sinal que as bobinas do carro estão com seus terminais isolantes desgastados.
Ainda bem que o problema foi resolvido.
Boa tarde Samuel, esse efeito de flash over em velas de ignição tb pode ser ocasionado por sujeiras externas no corpo da porcelana das velas de ignição e tb devido a folgas (gap) incorretas, principalmente quando elas são maiores do que as folgas originais indicadas pelos fabricantes o que vai sobrecarregar o trabalho das bobinas de ignição, levando-as a estragarem por trabalharem forçadas numa situação anormal para o real propósito da função delas.
Obs : Por essa razão é que o correto e o ideal, embora nem mais indicado pela maioria dos fabricantes atuais, seria fazer uma revisão preventiva nas velas de ignição pelo menos a cada 20000 kms rodados ou a cada 2 anos de uso do veículo, que é exatamente para se evitar esse nocivo efeito desse flash over.
E nesse caso acima citado pelo colega Samuel, essa troca dessas bobinas de ignição foi mais uma manutenção corretiva, motivada exatamente pq não houve a manutenção preventiva o que ocasionou o aparecimento desse flash over atuando por muito tempo no funcionamento desse motor até pifarem as bobinas de ignição por trabalharem forçadas e requerendo assim, a devida reposição delas para sanarem essas falhas!!!