Roberto Bertoche escreveu:
barbacinza escreveu:
Essa foi a melhor passada.
Começou a pisar fundo em torno de ~1900 então esse início pode desprezar.
Não achei uma boa forma de medir esse motor turbo porque a gente também está interessado em saber qual é o torque em baixas rotações. Existe alguma forma de melhorar essa avaliação em baixas rotações?
Verdade, as medições não consideram o torque e a potência antes dos 1.900 rpm.
Mas de resto, as marcas me parecem boas.
O que se pode ver em termos de torque em baixas e média rotações é, aprox.:
6,2 kgfm a 2.000 rpm
8,0 kgfm a 2.100 rpm
10,0 kgfm a 2.300 rpm
14.9 kgfm a 2.850 rpm
15,1 kgfm a 3.800 rpm
Creio que se os resultados consideram a potência nas rodas, com o torque não deve ser diferente e esses são os valores do torque nas rodas.
Comparado com o 1.0 aspirado, que tem torque máximo (no motor) de 10,2 kgfm a 4.500 rpm, esses números são excelentes.
Seguem as curvas de torque e potência (no motor) dos HB20.
Anexo:
Curva de Torque e potencia HB20_20120927.jpg
Sucesso!
Ter o torque na roda igual ao que a fábrica indica no motor é bom, fiquei satisfeito nesse ponto.
Já a potência eu não sei, esperava mais.
Mas como um amigo meu diz, para o carro do dia a dia não importa qual é a velocidade máxima, e sim como se chega até ela. E nesse ponto o importante é o torque.
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