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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 28 Nov 2015 19:32 
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ArnaldoMoro escreveu:
Talvez o termo "Fórmula Mágica" cause estranheza a alguns porque não existe nada de mágica na história toda, é apenas uma nomenclatura que surgiu aqui no fórum a algum tempo atrás para descrever a mistura de 70% de etanol com 30% de gasolina Pódium. Desde que comprei meu carro, a dois anos atrás, ele nunca foi abastecido com gasolina comum nem aditivada. Apenas etanol nos primeiros 3 meses e posteriormente até hoje, a Fórmula Mágica, sempre! Resultados? Consumo razoável próximo aos 8km/L no trânsito pesado de Curitiba e em torno de 12/13 Km/L em viagens. E o melhor, a duas semanas, fiz o teste do escapamento, passei o dedo por dentro da saída do escapamento e simplesmente não havia NENHUM tipo de borra, ou sinal de carbonização. Estava limpo como quando saiu da concessionária. Cabe a cada um cuidar do carro como lhe convém, eu particularmente prezo por cuidar também das partes "não visíveis" do carro como neste caso, o motor.



------------ Boa essa camarada!! sempre é bom contar com experiências boas sem prejudicar o veículo/garantia!!
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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 28 Nov 2015 21:44 
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Otavio Deves escreveu:
ArnaldoMoro escreveu:
Talvez o termo "Fórmula Mágica" cause estranheza a alguns porque não existe nada de mágica na história toda, é apenas uma nomenclatura que surgiu aqui no fórum a algum tempo atrás para descrever a mistura de 70% de etanol com 30% de gasolina Pódium. Desde que comprei meu carro, a dois anos atrás, ele nunca foi abastecido com gasolina comum nem aditivada. Apenas etanol nos primeiros 3 meses e posteriormente até hoje, a Fórmula Mágica, sempre! Resultados? Consumo razoável próximo aos 8km/L no trânsito pesado de Curitiba e em torno de 12/13 Km/L em viagens. E o melhor, a duas semanas, fiz o teste do escapamento, passei o dedo por dentro da saída do escapamento e simplesmente não havia NENHUM tipo de borra, ou sinal de carbonização. Estava limpo como quando saiu da concessionária. Cabe a cada um cuidar do carro como lhe convém, eu particularmente prezo por cuidar também das partes "não visíveis" do carro como neste caso, o motor.



------------ Boa essa camarada!! sempre é bom contar com experiências boas sem prejudicar o veículo/garantia!! abç


Minha experiência é semelhante e eu também só uso a mistura, em tese a 20%.
Meu irmão defende fazer a 10%. Então, de vez em quando eu vario a proporção, mas é raro chegar a 30%.
Vou experimentar.
Ah, e também não é regra eu colocar a podium, porque é muito raro de achar por aqui, então coloco geralmente a melhor gasolina do posto, a mais cara, mas que às vezes é a comum mesmo, porque eles não têm outra.

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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 28 Nov 2015 21:49 
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Bom saber Arnaldo sobre o escapamento. Vou ficar de olho nisso.
Valeu


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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 28 Nov 2015 21:57 
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ZECAM escreveu:
Bom saber Arnaldo sobre o escapamento. Vou ficar de olho nisso.
Valeu


Fato, já fiz o teste do escapamento com etanol e com gasolina. Faz parte das reações químicas de cada combustível ao serem queimados.

Abraços,

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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 29 Nov 2015 11:36 
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Tb compartilho da mesma opinião do Arnaldo e do Roberto !

Desde que meu HB20 1.6 saiu zerado da CCS HMB, ele nunca foi abastecido somente com gasolina, mas sempre com essa mistura já conhecida aqui no forum e apelidada de mágica, assim eu tb utilizo de 15% a 25% de gasolina e o restante com etanol !

As vantagens técnicas dessa mistura eu tb já expliquei algumas vezes aqui no forum que são a ausência de carbonizações internas tanto no motor como tb no sistema de escape, além do que como a maior parte do combustível é etanol, o rendimento do motor sempre será bem maior do que se ele fosse abastecido apenas com gasolinas, outro fato tb mais do que plenamente já comprovado em mecânica automotiva !

E esse pequeno percentual de gasolina adicionado nessa mistura nada mais é do que um "aditivo" para o etanol, para que ele seja um pouco mais potencializado em energia pela gasolina e assim possa render um pouco mais em kms/l, mas ainda vai prevalecer sempre as vantagens técnicas do etanol nessa mistura mágica !

Obs : E confirmando o depoimento do Arnaldo Moro, a ponteira do escape do meu HB20 tb sempre se manteve limpíssima, com uma tonalidade amarronzada e sem nenhum vestígio de borra negra, sinal evidente de que a queima do combustível utilizado está bem completa !

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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 29 Nov 2015 14:13 
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ianisgreek escreveu:
Tb compartilho da mesma opinião do Arnaldo e do Roberto !

Desde que meu HB20 1.6 saiu zerado da CCS HMB, ele nunca foi abastecido somente com gasolina, mas sempre com essa mistura já conhecida aqui no forum e apelidada de mágica, assim eu tb utilizo de 15% a 25% de gasolina e o restante com etanol !

As vantagens técnicas dessa mistura eu tb já expliquei algumas vezes aqui no forum que são a ausência de carbonizações internas tanto no motor como tb no sistema de escape, além do que como a maior parte do combustível é etanol, o rendimento do motor sempre será bem maior do que se ele fosse abastecido apenas com gasolinas, outro fato tb mais do que plenamente já comprovado em mecânica automotiva !

E esse pequeno percentual de gasolina adicionado nessa mistura nada mais é do que um "aditivo" para o etanol, para que ele seja um pouco mais potencializado em energia pela gasolina e assim possa render um pouco mais em kms/l, mas ainda vai prevalecer sempre as vantagens técnicas do etanol nessa mistura mágica !

Obs : E confirmando o depoimento do Arnaldo Moro, a ponteira do escape do meu HB20 tb sempre se manteve limpíssima, com uma tonalidade amarronzada e sem nenhum vestígio de borra negra, sinal evidente de que a queima do combustível utilizado está bem completa !


É raro eu misturar os combustíveis no meu HB20. Prefiro a tradicional ciclagem. Antes eu abastecia 3 tanques de etanol e um de gasolina. Agora chego a abastecer até 5 de etanol para um de gasolina ( sempre aditivada).

Um dos motivos que me fez escolher a ciclagem foi a informação da reportagem: http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7827.shtml

Citação:
"Uma boa maneira para fazer a ciclagem é abastecer o tanque com gasolina após três de álcool. Mas atenção: fazer o rabo-de-galo não é tão benéfico como fazer a ciclagem. “Recomendo que se faça a ciclagem dos tanques. Em conversas com engenheiros da Magneti Marelli e da Bosch, eles explicam que seus testes revelam que um bico injetor dura menos quando trabalha com o rabo-de-galo que com um dos combustíveis puros”, diz o engenheiro mecânico Paulo Pedro Bueno Aguiar Jr., proprietário da oficina Engin. "


*Rabo de Galo = Fórmula Mágica.

Acredito que a tal Fórmula Mágica é só um placebo mesmo, talvez nem cause mal ao bico injetor, mas pelo menos não preciso perder uns segundos da minha vida pedindo para o frentista trocar de bomba para abastecer meu carro em cada abastecimento.

Abraços,

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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 29 Nov 2015 15:16 
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Ricardo,

Na tal reportagem fala na troca do filtro devido a formação de goma do álcool e trocar o filtro a cada 10K Km.
Na sabia disso. Muito boa informação.


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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 29 Nov 2015 18:43 
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ZECAM escreveu:
Ricardo,

Na tal reportagem fala na troca do filtro devido a formação de goma do álcool e trocar o filtro a cada 10K Km.
Na sabia disso. Muito boa informação.

Verdade. A troca do filtro é feita em todas as revisões.

Quanto à reportagem da revista Quatro Rodas, não dou muito crédito não.
A toda edição eles escrevem cada besteira. 8-)

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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 29 Nov 2015 18:51 
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Roberto Bertoche escreveu:
Quanto à reportagem da revista Quatro Rodas, não dou muito crédito não.
A toda edição eles escrevem cada besteira. 8-)


Tá "serto". Normalmente a gente dá crédito ao que nos convém.

O trecho que citei da reportagem foi a fala de um Engenheiro Mecânico, relatando informações de especialistas da Magneti Marelli e da Bosch. É...talvez eles também não mereçam crédito. 8-)

Vou confiar mais nas informações repassadas por entusiastas automotivos como nós. :|

Abraços,

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MensagemEnviado: 29 Nov 2015 22:02 
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Eu leio tudo. Até porque assim conseguimos ser o que tem de errado ou não. Se fosse assim, não ouviríamos críticas sobre nós mesmo de outras pessoas, mesmo que não façam sentido.
Se a 4R tem algo a dizer, no mínimo ler não faz mal.


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