ianisgreek escreveu:
Tb compartilho da mesma opinião do Arnaldo e do Roberto !
Desde que meu HB20 1.6 saiu zerado da CCS HMB, ele nunca foi abastecido somente com gasolina, mas sempre com essa mistura já conhecida aqui no forum e apelidada de mágica, assim eu tb utilizo de 15% a 25% de gasolina e o restante com etanol !
As vantagens técnicas dessa mistura eu tb já expliquei algumas vezes aqui no forum que são a ausência de carbonizações internas tanto no motor como tb no sistema de escape, além do que como a maior parte do combustível é etanol, o rendimento do motor sempre será bem maior do que se ele fosse abastecido apenas com gasolinas, outro fato tb mais do que plenamente já comprovado em mecânica automotiva !
E esse pequeno percentual de gasolina adicionado nessa mistura nada mais é do que um "aditivo" para o etanol, para que ele seja um pouco mais potencializado em energia pela gasolina e assim possa render um pouco mais em kms/l, mas ainda vai prevalecer sempre as vantagens técnicas do etanol nessa mistura mágica !
Obs : E confirmando o depoimento do Arnaldo Moro, a ponteira do escape do meu HB20 tb sempre se manteve limpíssima, com uma tonalidade amarronzada e sem nenhum vestígio de borra negra, sinal evidente de que a queima do combustível utilizado está bem completa !
É raro eu misturar os combustíveis no meu HB20. Prefiro a tradicional ciclagem. Antes eu abastecia 3 tanques de etanol e um de gasolina. Agora chego a abastecer até 5 de etanol para um de gasolina ( sempre aditivada).
Um dos motivos que me fez escolher a ciclagem foi a informação da reportagem:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7827.shtmlCitação:
"Uma boa maneira para fazer a ciclagem é abastecer o tanque com gasolina após três de álcool. Mas atenção: fazer o rabo-de-galo não é tão benéfico como fazer a ciclagem. “Recomendo que se faça a ciclagem dos tanques. Em conversas com engenheiros da Magneti Marelli e da Bosch, eles explicam que seus testes revelam que um bico injetor dura menos quando trabalha com o rabo-de-galo que com um dos combustíveis puros”, diz o engenheiro mecânico Paulo Pedro Bueno Aguiar Jr., proprietário da oficina Engin. "
*Rabo de Galo = Fórmula Mágica.
Acredito que a tal Fórmula Mágica é só um placebo mesmo, talvez nem cause mal ao bico injetor, mas pelo menos não preciso perder uns segundos da minha vida pedindo para o frentista trocar de bomba para abastecer meu carro em cada abastecimento.
Abraços,