daimarc escreveu:
Boa noite,
Também sou novo por aqui. Tenho um HB20 1.0 2013 que vai completar 70.000 KM. Até hoje (20/06/2019) a bateria ainda é a original, ou seja, já passou de 6 anos de uso. Isso é raro, não??
Qual a média de duração da de vocês?
OBS: Hoje mesmo, após uma noite gelada, e pela primeira vez, tive que bater arranque duas vezes para pegar. O que acham de começar a investigar, medindo a bateria numa elétrica especializada?
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Boa noite e seja bem vindo ao forum !
Vc pode apostar que esse é um fato relativamente raro sim, pq na linha HB20 e Creta , tudo que uma bateria original passar dos 2 anos de vida útil, pode-se soltar rojões pq vc foi premiado sim com uma unidade fora do normal em qualidade e vida útil.
Mas como sempre à toda regra , existem sim as excessões e citando aqui mais uma vez, o nosso jetta TSI 13/13 comprado zero KM em junho de 2013 e que até hoje, com um pouco mais de 54000 kms rodados em 6 longos anos trabalhando regularmente, ainda está com a sua bateria importada e original , mostrando-se firme e saudável , portanto esse tb já é um fato com certeza anormal sim.
E assim, estou até preparado para a qualquer momento desses , que ela pife para substitui-la por outra bateria zerada de 70 a 75 ah que possa caber no suporte original e que seja de preferência, de alguma marca como a Delco , a Moura ou talvez de alguma outra marca de renome.
Obs : E especialmente para esses casos de baterias mais velhas de uso, deve-se sempre colaborar quando possível com elas, principalmente durante as partidas a frio nas épocas mais frias do ano e não dar duas partidas ou mais em seguida pq isso força muito a vida útil de qq bateria e tb do motor de partida.
E nesses casos de motor bem frio, é bem mais preferível segurar por uns 2 segundos a mais do que o tempo normal , o motor de partida acionado pq essa atitude vai favorecer bastante a qq motor de funcionar mesmo estando gelado e com uma temperatura ambiente mais fria, pq assim ele vai ligar ainda na primeira tentativa, mesmo que com uma partida de apenas alguns mínimos segundos mais prolongada, do que se tentar dar algumas partidas seguidas, caso o motor não funcione na 1ª tentativa.
Óbvio que a grande maioria dos motores tem essa dificuldade até normal de ligar na primeira tentativa quando ainda estão gelados ainda mais no inverno, por isso que nesses casos, basta segurar um pouco mais a chave de ignição acionada que o motor vai ligar sim de imediato, experiência própria.
Mas muita atenção para todos os motores automotivos equipados de fábrica com o sistema automático de start-stop , pq já tive uma pessima experiencia daquelas com o Creta 2.0 da esposa ainda no 1º ano e meio de uso, quando a sua bateria original começou a pifar e se nesses casos, o motor tiver qq dificuldade para ligar nessa primeira tentativa devido a qq problema mecânico ou eletrico e nesse caso aqui, foi uma falta de corrente de partida suficiente e o botão de partida vai continuar acionado não importa por quanto tempo, até que o motor resolva funcionar, ou até que o próprio condutor perceba essa grave falha e aperte decidido e pela 2ª vez , esse botão do start-stop e assim, se interrompa totalmente essa tentativa de se ligar esse motor.
E nesses casos, basta procurar urgente por uma oficina autorizada Hyundai de sua preferencia para assim, se descobrir urgente o porque que ocorreu essa ocorrência.
Desculpe engenharia mecânica/elétrica da dona Hyundai, mas não gostei nada de ter percebido essa baita e imperdoável falha mostrada por esse seu sistema de start-stop nos novos Cretas 2.0 e se em todas as demais marcas de carros com esse sistema tb for assim, eu os dispenso totalmente, pq saibam que qq motor de partida , se ficar por muito tempo acionado, digamos além de uns 5 a 6 segundos consecutivos, poderá com o tempo reduzir a sua vida útil, pq esse já é um tempo até mais do que suficiente para ocorrer a partida de qq motor e assim, pode-se preparar para um prejuízo maior pq esse sistema se mostrou burro, ou então acionar sua garantia além de que , essa falha poderá tb pifar a bateria pq nessas situações, esse sistema não vai desligar automaticamente o seu acionamento, como eu pensei que iria acontecer e inclusive , penso que seja o óbvio , por questões de segurança e tb , para proteger esse novo sistema de se queimar alguma peça elétrica qualquer por aquecimento anormal.
É isso aí colegas, valeu !!!
Boa sorte !