ianisgreek escreveu:
Deixando a minha opinião sobre essas grandezas de torque e potência de um motor automotivo, o torque é o que se sente o tempo todo rodando normalmente com o veículo com o pé direito acelerando até uns 2/3 da aceleração total disponibilizada pelo motor e a potência é quando vc está numa rodovia e acelera a fundo e deixa o seu pé colado lá embaixo no assoalho o tempo todo enquanto vê a velocidade crescer cada vez mais atravéz de todas as marchas até se chegar na velocidade final do veículo !
E no caso do HB20 turbo, eu que rodei bastante em diversas situações de uso em um modelo de test drive, posso falar aqui que qualquer dono de HB20 1.6 não vai sentir praticamente nenhuma diferença em uma menor resposta desse motor 1.0 turbo desde as baixas rotações até a final, pq o torque desse motor turbo se inicia beeeeeeeeeeeemmmmm abaixo do que se inicia a entrega de torque do motor 1.6 embora segundo a ficha técnica de ambos esses motores, o valor de torque máximo absoluto produzido pelo motor 1.6 seja sim um pouco maior do que o produzido pelo motor 1.0 turbo !
MAS ... acontece que se for analisada em um gráfico toda a faixa de torque que esses 2 motores produzem os seus picos máximos de torque, nesse caso o motor 1.0 turbo ganha do motor 1.6 na soma do torque máximo disponibilizado em toda a faixa de rotações utilizada por esses motores !
E estamos falando aqui de motores absolutamente originais, pq se formos chipar ambos esses motores, o que atualmente é facílimo de se fazer, ADEUS motor 1.6 aspirado, pq o turbo vai deixa-lo muito para trás em qualquer comparação de desempenho e até de consumo médio !
É por isso que eu sempre cito aqui no forum que se hoje eu fosse comprar um HB20 zero KM, ele seria com total certeza um modelo sedan e equipado com um motor 1.0 turbo e jamais, nunca com o motor 1.6 e acredito que nem preciso citar aqui tb que vou mexer nele, pq quanto a isso vcs podem apostar que eu vou fuçar mesmo ... rsrsrsrsrs!!!
Obs : É obvio e desnecessário citar aqui que todas essas comparações entre esses motores são para quando eles são alimentados apenas com etanol, pq nenhum motor turbo e nem mesmo os atuais motores aspirados flex com taxas de compressão mais elevadas merecem ser alimentados com esses LIXOS de gasolinas comuns/aditivadas que temos hoje no nosso mercado de míseras e insuficientes 88/89 octanas lembrando aqui apenas como uma mera comparação que o nosso etanol hidratado tem quase 110 octanas (na realidade são exatas 109,84 octanas) !!!
É isso aí colegas, valeu !
Eu queria era ver um estudo de longo prazo em relação ao desgaste do motor turbo 1.0 e do 1.6 aspirado, em mesmas condições.
A única vantagem que vejo no motor 1.0 turbo do HB20, seria no quesito consumo, mas restrito a vias urbanas. Nas rodovias a diferença não seria grande.
Por mais que o torque do 1.0 possa aparecer mais cedo, o do 1.6 também não demora a surgir. Em todos comparativos da internet, o 1.6 deixou o turbo para trás. Logicamente, a intenção da Hyundai foi posicionar o 1.0T entre o 1.0 aspirado e o 1.6.
Abraços,