esse parece ser o típico caso que a pessoa compra sem fazer test drive, ou quando faz, não presta atenção nos defeitos ou não entende de carro... vão pensar que sou fanboy da vw, mas vamos aos pontos:
1- Água nos faróis: é a coisa mais normal do mundo em carros 0km, não acontece com todos, mas é comum. Inclusive alguns membros aqui abriram tópico perguntando se isso era normal, pois ocorreu com alguns HB20 aqui. Quando troquei meus faróis (foi em época de chuva) eles também embaçaram, fiquei preocupado, pois vieram da Alemanha e demoraram quase 2 meses pra chegar, já pensou se fosse defeito e eu tivesse que enviar de volta? Foi um estresse, mas que passou quando perguntei em outros fóruns da internet. A infiltração permaneceu por um pouco mais de 1 mês e parou, hoje os faróis tem 10 meses que estão instalados e nunca mais infiltraram.
Reparem no infiltrado no farol direito:
2- Suspensão dura: de fato a Vw coloca isso como característica dos carros (talvez o mais macio seja o Passat), assim como a Fiat optou por usar suspensão macia e a Ford busca o ponto de equilibro (e com méritos, pois consegue chegar próximo da perfeição). Procure SEMPRE fazer um test drive dos carros que vc quer comprar.
3- Câmbio DSG: Reparem como praticamente todo câmbio manual faz barulho nas trocas de marcha, às vezes de dentro do carro não é audível, mas ande numa rua com um muro paralelo com as janelas abertas e ouça cada engrenagem encaixando nas trocas! Como sabemos, o câmbio DSG é uma caixa manual robotizada, nada mais natural que faça os sons de um câmbio manual. Não só o DSG, mas outros automatizados também fazem esses barulhos. Em particular, o DSG do Golf 1.4TSI é de 7 marchas e este usa "caixa seca", ou seja, as engrenagens do câmbio não são banhadas a óleo, como ocorre em outras transmissões. Foi uma ideia pra diminuir custos de manutenção do veículo (troquei o câmbio de óleo do Jetta recentemente e gastei cerca de 600 reais, isso pq nem levei em concessionária e procurei sempre pelo menor preço para adquirir o óleo, filtro e o serviço), mas acho que foi um tiro no pé, particularmente eu não concordo com essa caixa seca.
4- Start/Stop: bom, não conheço muito esse sistema, e também não sei até que ponto a economia de combustível compensa. Falo isso pois fico pensando no motor de arranque tendo que funcionar várias vezes, talvez dando problemas a longo prazo, vamos esperar pra ver. Se esse problema em específico não conseguiu ser solucionado, de fato é por incompetência da VW BR, pois treinaram poucos funcionários... Entendo a indignação do cara em comprar um carro moderno, topo de linha, que esbarra no preço de premiums (BMW, Mercedes, Audi), mas que pertence a uma montadora generalista que tem um pós venda porco é foda, a realidade é essa.
5- Falta de peças: Hoje, enorme maioria dos importados, de qualquer marca, sofrem com esse problema, principalmente se for novidade no mercado. Minha namorada comprou uma Tracker da GM há uns 9-10 meses, e uns tempos atrás sofreu um acidente pequeno na dianteira, levei em vários lugares para fazer orçamento, um martelinho de ouro ficou bastante preocupado em saber se peças da grade tinham sido danificadas, pois uma outra Tracker da cidade tinha acontecido algo semelhante, porém com quebra da grade dianteira, e a peça levou incríveis 5 meses pra chegar! Pensa se fosse algo essencial pro uso do carro!