ianisgreek escreveu:
É verdade colega, afinal, se até essa atual geração de ônibus, caminhões e carretas já estão vindo equipados de fábrica com câmbios automáticos, o que dizermos então do futuro dos câmbios mecânicos em veículos de passeio e utilitários ...
Obs : É curioso e oportuno informar aqui que nos EUA, o país que primeiro popularizou a utilização dos câmbios aut. no mundo todo, a grande maioria de veículos automotores que rodam por lá geralmente são equipados apenas com esse tipo de câmbio já há bastante tempo atrás !
E lembrando tb que antigamente e antes do advento e propagação da eletrônica nos automóveis, os câmbios aut. já eram confiáveis, porém não tão eficientes como ocorre atualmente pq não tinham o auxílio eletrônico para um melhor funcionamento deles.
Ianis,
uma vez fiz uma viagem de ônibus e fiquei na frente do lado oposto do motorista e como não tinha o que fazer, fiquei observando o motorista dirigindo e notei que ele passava a primeira e ia direto para a quarta, aquilo me intrigou e acabei perguntando a razão dele fazer isso, o cara respondeu dizendo que antes dirigia um ônibus com câmbio AT e como sacanearam ele, botando-o para dirigir um manual, ele estava fazendo aquilo de propósito e como a alavanca do câmbio era muito grande e o percurso gigante, o ombro dele estava indo p/ kct, por está razão, ele pulava da primeira, para a quarta, sem dó, rsrsrs, além que o freio, é diferente de carros de passeio, se pisa e não empurra. É dose dirigir um ônibus, nunca tive vontade.