samuelbreder escreveu:
ianisgreek escreveu:
E atualizando esse tópico, aumentei há uns 3 dias atrás a proporção de etanol hidratado misturado na gasolina aditivada Shell que abasteço o nosso jetta de 20% para 25%.
Para fazer isso, bastou extender a atual correção da calibração do Unichip da mistura desses 20% de etanol hidratado para 25% e boas, o sistema de gerenciamento eletrônico do jetta aceitou perfeitamente e ainda , esse motor turbo desse jetta vai se beneficiando dessa maior dosagem de etanol misturado na sua gasolina aumentando um pouco mais o seu desempenho sem falar que esse etanol ainda vai proporcionando uma boa descarbonização interna desse motor, ou seja, esse etanol só vai proporcionar vantagens práticas ...
Mas lógico que se eu for aumentando de 5% em 5% essa mistura de etanol hidratado adicionada na gasolina abastecida nesse jetta, vai chegar um momento que haverá uma "real falta" de volume dessa mistura de combustíveis no sistema de injeção, simplesmente pq nesse caso, nem os injetores e nem as bombas de baixa e de alta pressão conseguiriam suprir esse motor com o volume de combustível necessário para ele funcionar 100% seguro.
E isso ocorre pq para motores turbo já se sabe comprovadamente que eles necessitam de uns 42% a mais de volume de etanol do que de gasolina para produzirem potências semelhantes e como o etanol proporciona nesses casos sempre um pouco mais de desempenho nos motores turbo, não se deve arriscar demais, afinal o bom senso mostra que sempre existem os limites de segurança para isso e assim, essa nossa experiencia ficará apenas nesse máximo de 25% de etanol hidratado misturado na gasolina desse jetta mas por causa disso, já vou dispor de um combustível mais limpo e com uma maior octanagem real do que a das nossas atuais caras e raras gasolinas premium podium e octapro de 96 octanas para abastecer esse jetta, porém com um custo final dessa mistura de combustíveis BEM MENOR mas ganhando sempre um pouco mais de desempenho e deixando esse motor funcionando bem afinado!
É isso aí colegas, valeu !
Ianis, a você que tem experiência em remaps e entende bem desse assunto, tenho uma pergunta: seria possível otimizar o mapa dos nossos HB20 para conseguir um pouco mais de economia de combustível, mesmo que isso implicasse em uma pequena perda de potência? Eu adoraria ter uns 5 a 10% a mais de autonomia no etanol, e abriria mão de uns 3cv ou 4cv sem problemas pra isso rsrs
Você já testou mexer de alguma forma nos mapas do seu 1.6?
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Samuel, existe sim a possibilidade de se instalar um piggyback em qq veículo tanto para economizar um pouco mais em cargas parciais do motor e ainda obter um pouco mais de desempenho quando o acelerador estiver mais apertado além dos 75% de seu curso máximo.
Mas em motores aspirados, a realidade é que os ganhos não compensam os gastos pq um módulo desses ainda é caro, por isso que até agora não animei instalar nem no nosso HB20 e tb no nosso Creta, um piggyback desses.
Já no caso de motores turbo, os resultados positivos sempre são compensadores pq nesse caso, as fábricas deixam na calibração original das ECU desses motores muita margem de segurança e que já foi comprovado ser exagerada e é justamente nessa grande margem deixada pela calibração original das fábricas que agem esses módulos, incrementando tanto a potência/torque e tb proporcionando assim uma leve melhor economia nos casos de motores turbo.
Obs : Lembrando que no caso de motores aspirados, a calibração original de fábrica das ECU já é bem mais otimizada do que no caso dos motores turbo, por isso que na realidade, não vale à pena investir nesses módulos para motores aspirados a menos que se faça absoluta questão dessa instalação e assim, com uma cuidadosa e detalhada nova calibração com a devida ajuda de um confiável dinamômetro, poderá haver ganhos em economia de não mais do que uns 3% a 4% menor consumo e ainda, se chegar nisso além de uns 7 cvs no máximo a mais em desempenho (para o motor 1.6) e assim, essa brincadeira vai ficando por aí mesmo ...
É isso aí colega, valeu !