VAGNERF1 escreveu:
OK, entendo que o amaciamento de um motor é muito relacionado a um sapato que se compra.
Por exemplo, vc viu um sapato, gostou muito do modelo, tem o seu número, e vc o começa a usar, porém vc sente um eve desconforto, porém vc continua usando, e o que acontece é que o sapato vai se moldando ao seu pé, e diasmais tarde, voce não perceberá mais este incomodo.... Isso foi claramente dito pelo colega Ianis em excelente detalhamento....
Porém tenho uma pergunta, o que seria o amaciamento incorreto? o não amaciamento só vai existir se este carro não funcionar ok? então eu queria entender o que que uma pessoa precisa fazer pra fazer um amaciamento errado do motor?
É ótima e oportuna essa sua dúvida Vagner !
Quaisquer motores novos que forem operados desde o ínício de sua utilização sem carga ou desobedecendo os procedimentos já citados, como deixar de respeitar a utilização de pelo menos até uns 75 % da rotação de potência máxima, não esticando as marchas do motor além desse limite, não esperar o motor aquecer totalmente para depois se exigir uma maior performance dele, deixar o motor funcionando por longos períodos em marcha lenta, usar o veículo em rotações muitos baixas principalmente com marchas fracas, viajar mantendo sempre velocidades constantes, portanto todos esses são fatores que prejudicam muito um correto amaciamento de um motor novo.
E de todos os fatores negativos a serem evitados e citados aqui, forçar motores novos em baixas rotações e em marchas mais fracas É O MAIOR DE TODOS OS PECADOS, procedimento esse chamado em mecânica automotiva de funcionar o motor sem carga. pq isso danifica os anéis novos que ainda não estão completamente assentados contra as paredes dos cilindros e com isso, esse motor vai perdendo prematuramente a sua compressão normal e ainda o pior, ele vai consumir sempre um pouco mais de oleo lubrificante do que ele deveria.
E uma outra consequência direta e bem negativa desse procedimento errado é pq isso tb vai folgar prematuramente todas as bronzinas móveis ( das bielas) e fixas ( dos mancais do bloco do motor) e isso tb vai afetar diretamente a pressão de oleo do sistema que por isso, vai estar sempre mais baixa do que o normal sem falar tb que esse motor vai "RAJAR" bem mais cêdo e assim abreviando a sua vida útil normal !!!
É logico tb que veículos com câmbios aut. se beneficiam de um melhor amaciamento do motor pq esse próprio câmbio aut. já cuida para que esse veículo sempre funcione na faixa ideal de rotações em todas as situações de utilização, sem que ele jamais trabalhe forçado e sem carga !!!
Obs : Essa recomendação da HMB de se usar em motores novos uma faixa de rotações entre 2000 rpms e 4000 rpms durante os primeiros 2000 kms rodados com certeza ajuda bastante na obtenção de um eficaz amaciamento, mas duvido muito que a grande maioria dos novos donos pelo menos se lembram disso ou teriam a paciência de procederem assim ...
Valeu colega, é isso aí !